Cultura & Lazer Titulo
Invasão de bonecos na Sabina Escola Parque
Roseane Castilho
Especial para o Diário
11/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de terça-feira, bonecos de sombra, de vara, fantoches, marionetes e bonecos-robô ocuparão as instalações da Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. Eles integram a exposição Mundo dos Bonecos, Bonecos do Mundo, que marca o primeiro aniversário do espaço andreense. Nesta segunda-feira, às 17h, haverá a abertura apenas para convidados.

O grupo MemoriArte, formado por cenógrafos e artistas, é quem elaborou o evento. No parque, os visitantes serão levados a uma “viagem” pelo mundo mágico dos bonecos, na qual terão a oportunidade de conhecer um pouco de sua história e de seus mistérios.

“A idéia é fazer um histórico de uma forma lúdica para as crianças poderem interagir”, conta uma das coordenadoras da mostra, Rita Okamura.

Diversão - Cerca de 40 peças compõem o acervo do evento. “Os bonecos não foram feitos para a exposição, cada um deles tem a sua própria história, eles foram personagens de espetáculos”, afirma a coordenadora.

Os visitantes entram primeiro em contato com a história da criação dos bonecos ao passar por um corredor com exemplares raros, provenientes de diversos países.

Mas a aventura começa mesmo quando um mico-leão dourado convida a todos para um passeio na qual os “viajantes” entram em tendas contendo bonecos que interagem com o público.

Algumas peças da mostra são construídas com sucata. Servem como incentivo para novas criações dentro do esquema “faça você mesmo”. “Qualquer coisa pode virar um boneco”, afirma Rita, animada.

Quem cuidou de transformar toda essa magia em realidade foi o cenógrafo Marcelo Oka, conhecido por seus trabalhos na TV Cultura, como os famosos programas infantis Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó. “Estou adorando esse mundo infantil. No fundo, todos somos crianças”, confessa Oka.

Uma das maiores atrações da mostra é uma marionete gigante com cerca de quatro metros de altura, confeccionada por Jésus Seda (criador dos personagens Celeste e Mau, do Castelo Rá-Tim-Bum) e pela escultora Maria Paula da Silveira.

O “bonecão” estará suspenso por cabos e poderá ser manipulado pelo público.

Mistério - O diferencial da exposição fica por conta da possibilidade de conhecer os bastidores da arte com bonecos.

Ao longo do caminho, os exemplares serão visivelmente manipulados por monitores, que participarão de diversas oficinas.

Teatro - Em um palco montado especialmente para a mostra, o público pode conferir uma programação com peças, vídeos e filmes que têm os bonecos como personagens principais.

Além disso, os organizadores planejam realizar bate-papos abertos ao público com especialistas da área, atores-manipuladores e bonequeiros, no auditório da Sabina. (Supervisão de Gislaine Gutierre)

Mundo dos Bonecos, Bonecos do Mundo – Exposição. Na Sabina Escola Parque do Conhecimento – r. Juquiá, s/nº. Tel.: 4422-2000. Ingr.: R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10. Ter. e 5ª, das 8h30 às 21h30; 4ª e 6ª, das 8h30 às 17h30 (apenas para escolas agendadas); sab., dom e feriados, das 9h às 17h30. Grátis para escolas municipais de Santo André, crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Até 10 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;