Memória Titulo
Bicentenário. Consórcio. Gipem. Vila Euclides

Concluímos hoje os tópicos que abordamos com o prefeito de São Caetano na última semana, sempre no campo da Memória.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Concluímos hoje os tópicos que abordamos com o prefeito de São Caetano na última semana, sempre no campo da Memória. Avançamos em vários pontos. Apresentamos a Auricchio o Gipem, Grupo Independente de Pesquisadores da Memória. Lembramos a ele que daqui a três anos o Grande ABC celebrará o bicentenário de criação da Freguesia de São Bernardo, primeiro título político-administrativo da região no século 19 e semente das atuais sete cidades. E obtivemos uma declaração importante: o presidente recém-empossado do Consórcio dos Prefeitos é favorável ao tombamento do Estádio de Vila Euclides.

Vamos, pois, aos tópicos.

BICENTENÁRIO

Presidente Auricchio está inteiramente à disposição do movimento de Memória para tratar dos preparativos para a comemoração do bicentenário de criação da Freguesia de São Bernardo: 1812-2012. O que ele quer é mais informações, registros, dados que possam alicerçar um grande projeto a ser levado a seus pares, os demais prefeitos.

GIPEM

O Consórcio está aberto ao grupo para uma discussão ampla. Portanto, Philadelpho, Duda, Arlete, João de Deus, Carreiro, Fernando Henrique, que tal uma reunião extra para discutir essa abertura?

VILA EUCLIDES

O tema não estava em pauta. A conversa enveredou para esse ponto quando Auricchio lembrou a sua participação, no tempo de calouro da Faculdade de Medicina, numa assembléia dos metalúrgicos no estádio.

"O estádio tem um papel fundamental na história contemporânea brasileira. É merecido o projeto do tombamento. Mas que o Vila Euclides não deixe de ser um estádio de futebol, que é para isso que foi construído", disse o prefeito.

Portanto, Simone e Paulismar, eis aqui mais um apoio importante ao projeto liderado pelo Movimento SOS Chácara Silvestre.

AUTONOMISTAS

Auricchio confirmou o desaparecimento de uma placa em forma de livro com os nomes dos autonomistas de São Caetano. E adiantou que uma réplica será providenciada e colocada no mesmo ponto da anterior, na Praça Cardeal Arcoverde.

ESTÁTUA

Já a escultura de São Pedro Apóstolo, e não São Caetano como publicamos anteriormente, em madeira, gigante, feita por Agenor Francisco dos Santos e que estava nos jardins do antigo IMES, bem, a estátua se foi. Não tem conserto, segundo informou a assessoria do prefeito. Uma perda, sem dúvida, para a história e memória de São Caetano.

FICA A DÚVIDA

O que se fez dos restos deste patrimônio que a cidade ofereceu ao Vaticano e depois não soube preservar? Não seria o caso de preservar pedaços ao menos daquela madeira buscada no interior do Paraná?

POR FIM...

A idéia de solicitar uma entrevista com o prefeito Auricchio nasceu nesse momento de transição da Memória em São Caetano. O que mais nos preocupava era o fechamento do Museu Municipal. A conversa foi produtiva. Ensejou um diálogo franco e a possibilidade de vários esclarecimentos. Aprendemos que é legal um diálogo direto com quem dirige uma cidade. Relembramos que isso foi comum apenas quando da primeira administração do saudoso prefeito Celso Daniel, no início dos anos 1990. Até porque Celso era do Gipem.

Se esta coluna Memória é um veículo que se caracterizou em quase 22 anos de publicação ininterrupta por abrir espaço aos protagonistas esquecidos da história local, também é importante que busquemos novos interlocutores. Quem sabe Auricchio, o menino da Vila Paula, tenha inaugurado uma nova fase na memória regional! Assim, o mesmo espaço está aberto aos demais prefeitos. Teriam eles vaga em suas agendas e alegria e disposição em conversar sobre Memória?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 10 de fevereiro de 1979

Manchete - Ninguém venderá gasolina aos domingos: postos vão fechar às 21h a partir do próximo dia 15

Educação - Em reunião extraordinária do Conselho de Curadores da Fundação Santo André, o prefeito Lincoln Grillo foi derrotado por oito votos contra dois na pretensão de vetar a readmissão de quatro professores dispensados na gestão anterior.

EM 10 DE FEVEREIRO DE...

1947 - Criado o primeiro ginásio estadual do Grande ABC, em Santo André, o Américo Brasiliense.

HOJE

Dia do Atleta Profissional.

SANTOS DO DIA

Arnaldo, Escolástica, Guilherme de Maleval e Silvano.

Escolástica (Úmbria, Itália 480-543 ou 547). Irmã de São Bento. Fundadora do ramo feminino da Ordem beneditina. Invocada contra raios e para obter chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;