Memória Titulo
Tensão. Teremos um 1º de Maio?

Era véspera do mais comovente dos 41 dias de greve dos metalúrgicos do Grande ABC. A quarta-feira, 30 de abril de 1980, traz para o Centro de São...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Era véspera do mais comovente dos 41 dias de greve dos metalúrgicos do Grande ABC.

* * *

A quarta-feira, 30 de abril de 1980, traz para o Centro de São Bernardo um clima de incertezas. Como os metalúrgicos em greve celebrarão a data universal do Dia do Trabalhador? O 1º de Maio será celebrado? Como encontrar ânimo para festejar uma data tão singular se as principais lideranças estão presas num departamento político e soturno como o Dops, no mesmo espaço em que, cinco anos antes, havia sido assassinado o jornalista Vladimir Herzog, vítima da repressão?

Lula estava encarcerado juntamente com Devanir Ribeiro, Djalma Bom, Alemãozinho, Ernesto Sensine, Etevaldo Santiago de Araújo, Expedito Soares, José Cicote, Zé Maria, José Timótio, José Venâncio de Souza Luz, Orlando Francelino Motta, Rubens Teodoro (imaginem, o pacato seo Teodoro), Severino Alves da Silva.

Era até difícil fazer a lista, pois as informações oficiais eram parcas, desencontradas. Dizia-se: Osmarzinho está foragido.

Pois bem, no dia seguinte, com o Paço e o estádio de Vila Euclides interditados para concentrações, os metalúrgicos do Grande ABC fariam a mais ousada, independente e emocionante demonstração de firmeza de toda nossa história. E um dos oradores, no Vila Euclides hiperlotado, seria Osmar Santos de Mendonça, o ‘foragido' Osmarzinho.

A Escada

Crônica de Guido Fidelis

Viver em vários mundos paralelos: românticos, realistas, oníricos, cínicos, alternativos. Conviver com fadas, duendes, heróis, alienígenas, seres sobrenaturais. Imagens sobrepostas, subterrâneos, cavernas, montanhas, luz, escadas, imaginação.

Para o poeta e místico irlandês William Butler Yeats, imaginação é uma escada: "Agora que minha escada não mais existe, preciso deitar-me onde começam todas as escadas, na imunda fábrica de trapos e ossos do coração."

Sair do universo imaginário é simples: basta subir a escada. É invisível e permanece ao nosso redor, à disposição. É assim que se ascende e se transpõe a ponte do sonho para reconstruir o mundo real, de acordo com os desejos e força de vontade.

HOJE

Dia Nacional da Mulher, Dia do Ferroviário e Dia da Organização dos Estados Americanos.

MUNICÍPIO PAULISTA

Cunha. Elevado a cidade em 30 de abril de 1858. Era independente de Guaratinguetá desde 1785. O nome homenageia Francisco da Cunha Menezes, governador de São Paulo entre 1782 e 1785.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de abril de 1980

Manchete - Metalúrgicos fazem piquete para evitar volta ao trabalho

Editorial - E o empresário precisa de boia de salvação

Estado - Pedágio nas estradas é extinto nas rodovias paulistas entre zero hora e 6h.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Economia paulista está mais fraca.

Santo André - Light inaugura agência em Utinga: Avenida Utinga, 1.166.

Mauá - Alunos da Faculdade de Desenho pedem o não corte de figueira sexagenária em frente à escola.

Cinema - Morre Alfred Hitchcock, o mestre do suspense.

EM 30 DE ABRIL DE...

1920 - Criado o 2º Grupo Escolar de São Bernardo, hoje Escola Estadual Senador Flaquer, no bairro Fundação, em São Caetano. Professor Anísio Novais foi o primeiro diretor.

1985 - Lançado o livro Memórias de um andreense, de Holando Lacorte, no Bazar Emílio, em Santo André.

Trabalhadores

Nascem em 30 de abril:

1894 - Luiz Piron. Italiano. Associado nº 1083 do Sindicato dos Químicos. Industriário da Ultragás. Residência: Arraial Santo Antonio, Santo André.

1922 - Maria Amélia Rodrigues. Espanhola. Associada nº 100 do Sindicato dos Químicos. Empacotadora da Atlantis. Residente à Avenida Dom Pedro I, 691, em Santo André.

1925 - José Pires. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Industriário da Alca.

1928 - Mathilde Rinke. Natural de São João da Boa Vista. Associada nº 945 do Sindicato dos Químicos. Industriária da Rhodia Química. Residência: Rua Catequese, 2041, Santo André.

Fonte - 1º livro geral de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Faustina, Hildegarda, Lourenço de Novara, Pio V e Sofia. Na estampa, Santa Catarina de Sena, cuja data é celebrada em 29 de abril.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;