Claúdio Conz Titulo
Evento em Nova York discutirá varejo

Feira atrai empresários do mundo todo

Cláudio Conz
30/12/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Todos os anos, no mês de janeiro, varejistas se encontram em Nova York para discutir tendências e tecnologia. Trata-se da Convenção Anual da NRF (National Retail Federation), maior evento do varejo mundial, que, em janeiro de 2011, chega a sua 100ª edição. A Anamaco acompanha tradicionalmente o encontro juntamente com a delegação brasileira, que em 2010 foi de 750 pessoas - a segunda maior delegação depois do Canadá.

A feira está cada vez mais diversa, com visitantes de todas as partes do mundo, principalmente da América Latina, Ásia e Europa. Além disso, um dos pontos altos da convenção é que quem ministra as palestras são empresários, ou seja, pessoas que vivenciaram as experiências.

A cada ano aumenta o número de visitantes brasileiros, o que demonstra a preocupação do nosso País em sair na frente e se inteirar das grandes novidades do varejo mundial. É muito interessante a evolução da NRF. Nas primeiras vezes em que fomos à feira, aproveitávamos 10% de tudo o que víamos porque o mercado brasileiro tinha diferença cultural muito grande em relação ao internacional. Nos últimos anos, temos notado proximidade cada vez maior. Há excelente sinergia nas informações e grande utilidade das palestras e temas abordados. A feira ficou mais proveitosa.

Há dez anos, os norte-americanos estavam muito à frente em informações e tecnologia. Com a globalização - operações em países diferentes, com culturas diferentes -, o empresário percebeu que os temas abordados no congresso passaram a ser mais aplicáveis em seu negócio.

A feira é muito rica. Lá é possível ter acesso às tendências e ferramentas que ainda não chegaram no Brasil e evitar a ‘surpresa' quando isso for implantado em território nacional. Você passa a ter uma visão inovadora. O congresso é do varejo, abrange todos os segmentos e é muito enriquecedor.

Na NRF temos acesso à informação e à pesquisas muito importantes, já que aqui temos de disseminar a ideia de planejamento. Não vemos isso em pequenas e médias empresas do nosso País. Participar de um evento como esses é algo de fundamental importância para o setor.

É muito importante para os varejistas brasileiros de todos os setores participar deste evento e conhecer melhor seu próprio trabalho, aumentando as vendas e os lucros.

VAREJO VERDE, NOVAS TECNOLOGIAS E BRASIL

No ano passado, a convenção discutiu as novas regras e oportunidades da economia global e os impactos da sustentabilidade no aumento da lucratividade e seus efeitos no mundo. Também teve destaque a postura dos consumidores após a crise econômica internacional, além do crescente papel do Brasil no cenário mundial como um País extremamente viável para investimentos.

O mercado de luxo também foi apontado pelos especialistas como nicho com grande poder de crescimento. Para 2011, ano do centenário da National Retail Federation, surpresas estão sendo preparadas. Em janeiro, enviarei minha coluna semanal direto de lá, contando a vocês todas as novidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;