Cultura & Lazer Titulo
Casa da Palavra abre inscrições
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
15/02/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Interessados em literatura podem se inscrever, a partir de quarta-feira, em cursos, palestras e seminários, que serão oferecidos na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171, Santo André. Tel.: 4992-7218), ao longo deste ano. Todas as atividades têm entrada franca.

As inscrições podem ser feitas por telefone, pessoalmente ou ainda via e-mail (casadapalavra@santoandre.sp.gov.br). É necessário fornecer nome completo, telefone, endereço e nome da atividade que despertou interesse.

Cada curso é ministrado, no máximo, para 40 pessoas e oferece certificado para quem atingir 80% de presença. Já os seminários e as tardes filosóficas podem receber não inscritos. Os certificados destas atividades são emitidos por palestra individual.

Todos os trabalhos de difusão e formação, desenvolvidos na Casa da Palavra, têm como públicos-alvo apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores e estudantes.

Confira abaixo lista de atividades gratuitas:

CURSOS

Formação em Analista Literário
- Período: 3 de março a 15 de setembro. Às quartas-feiras, das 19h às 21h. Obs.: férias em julho.
Os encontros exercitam a leitura crítica, sobretudo, do texto literário.

Oficina de Leitura e Produção de Textos em Literatura Infantil
- Período: 4 de março a 6 de abril. Às quintas-feiras, das 19h às 21h.
O curso procura suprir uma lacuna na formação do profissional de educação, além de ser uma possibilidade de desenvolver leituras, análises e produção de textos para crianças.

Luz, Câmera: Palavra em Ação
- Período: 4 de março a 1º de abril. Às quintas-feiras, das 19h às 21h.
O objetivo do curso é mostrar a interface entre a palavra e a sétima arte em múltiplos aspectos e vertentes cinematográficas. Em destaque, ficam o cinema novo e o cinema marginal, de forma a ampliar a visão de mundo e o conhecimento em relação aos dois modos de linguagem.

CICLO DE PALESTRAS

Tardes Filosóficas
- Datas: 6 e 20 de março, 17 de abril, 15 e 29 de maio, 12 e 26 de junho. Aos sábados, das 14h às 17h.
As palestras atualizam o conhecimento filosófico dos participantes. São ideais para quem procura um primeiro contato com a filosofia e ainda para quem busca subsídio para áreas de interesse, como ciência, política, literatura e ética. Encontros quinzenais.

SEMINÁRIOS

Literatura e Psicanálise
- Datas: 13 e 27 de março, 24 de abril, 8 e 22 de maio, e 19 de junho. Aos sábados, das 14h às 17h.
Uma série de encontros que visa problematizar as relações entre literatura e psicanálise, um campo no qual a arte da palavra e aspectos da teoria sistematizada por Freud podem interagir. A proposta é encarar o saber psicanalítico como uma ferramenta teórica a mais para a leitura da obra literária.

Vozes da Globalização
- Módulo 1: Identidades e Diversidade Sexual
- Datas: 6, 13, 20 e 27 de março, 17 e 24 de abril, 8 e 15 de maio. Aos sábados, das 10h30 às 12h30.
O seminário é dividido em quatro módulos independentes, que serão oferecidos ao longo deste ano. A ideia é levantar discussões sobre a temática da identidade cultural relacionada principalmente a grupos da população, considerados como minorias. O primeiro módulo, intitulado Identidades e Diversidade Sexual, traz reflexões sobre as minorias sexuais, pautadas na literatura e nas ciências humanas e tendo como eixo a globalização, as tecnologias e novos paradigmas de pensamento, com a participação de professores universitários. Identidades e Diversidade Sexual se estende até 15 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;