Economia Titulo
Fundada em 1961, Credirhodia mantém-se em ascensão
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


A primeira cooperativa de crédito mútuo no Estado de São Paulo, a Credirhodia (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Econômico Rhodia), fundada em 1961 em Santo André, mantém-se em ascensão.

A entidade, que acaba de ter sua história registrada em livro – Credirhodia, Marco Inicial do Cooperativismo de Economia e Crédito Mútuo Paulista, lançado na última semana por Luiz Dias Thenório Filho, um de seus fundadores e atual presidente de honra da cooperativa –, fechou 2007 com crescimento de capital de 15% (somou cerca de R$ 6 milhões de capital) em relação a 2006. Com 2.000 cooperados, alcançou ainda uma rentabilidade de 13,19%, com um retorno sobre o capital de 9,08% obtida no ano passado.

A iniciativa se destacou ao longo dos anos pelas vantagens que o sistema oferece, em que os participantes têm de adquirir cotas para aderir à entidade e se tornam ao mesmo tempo clientes e donos da instituição.

Outra característica dessa cooperativa de crédito é que os empregados associados têm seus empréstimos descontados em folha de pagamento (por isso, o risco de não-pagamento é muito baixo) e conseguem obter serviços e produtos bancários a taxas de juros mais amenas que as do mercado. Como exemplo, o cheque especial da entidade tem juros de 4%, e os empréstimos, 1,29% ao mês.

História - A Credirhodia foi criada alguns anos depois que, em 1954, um grupo de funcionários (entre eles, o próprio Thenório Filho) do grupo Rhodia montava a Coop (Cooperativa de Consumo), que atualmente é a maior do gênero na América Latina (com mais de 1,3 milhão de associados).

A inspiração para uma entidade de crédito veio de experiências no Canadá, que aportaram no Brasil em 1959 e que contaram com o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“Vamos difundindo a idéia do cooperativismo. O Banco Central tolerava o movimento e fomos crescendo”, afirmou Thenório Filho, que aprova a idéia de entidades não apenas para trabalhadores mas também empresariais, voltadas para oferecer o acesso a crédito aos pequenos empreendedores.

A Credirhodia atualmente é filiada ao Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito), que congrega um banco cooperativo, 14 cooperativas centrais e mais de 730 cooperativas singulares.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;