Internacional Titulo
Mali tem base de treinamentos da Al Qaeda
Por Da AFP
11/02/2007 | 15:30
Compartilhar notícia


O jornal madrileno El País divulgou neste domingo que a rede terrorista Al Qaeda se instalou no norte de Mali com novas bases de treinamento de jovens recrutados na Europa.

"Bin Laden estabeleceu em Mali, um dos países mais pobres do planeta, uma base de treinamento da Al Qaeda e seus aliados argelinos do Grupo Salafista para a Pregação e o Combate, segundo serviços secretos europeus e americanos”, afirma o joarnal. “Bin Laden cumpriu seu objetivo de ter na África uma base próxima à Europa de onde pode atacá-la", acrescentou o diário que citou relatórios dos serviços secretos europeus e americanos.

As regiões desérticas do norte de Mali, ao redor das cidades de Tombuctú, Gao e Kidal, "se tornaram a nova base de treinamentos da Al Qaeda e de seus associados argelinos do GSPC (Grupo Salafista para a Pregação e o Combate)", frisou.

Os campos de treinamentos em Mali, Mauritânia e Níger são considerados "a maior ameaça para a Europa". As bases são "um perigo potencial para França e Espanha", assegura um chefe da guarda civil citado pelo El País.

"Jihadistas recrutados na Espanha estão sendo treinados no manejo de armas e explosivos nos desertos de Sahel, região árida e semidesértica da África que se estende do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho", informou o El País.

A polícia acredita que 35 jovens recrutados na Catalunha (nordeste da Espanha) pelo marroquino Mbark el Jaafari, detido na segunda-feira em Reus (nordeste) foram enviados para essas bases.

El Jaafari é suspeito de pertencer a uma estrutura terrorista a serviço da Al Qaeda e o GSPC argelino dedicado ao recrutamento de voluntários para a guerra santa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;