Internacional Titulo
Exército de Israel proibe Arafat de ir à missa de Natal
Por Da AFP
15/12/2002 | 13:20
Compartilhar notícia


O exército de Israel vai permanecer em Belém, na Cisjordânia, durante o Natal, e proibirá pelo segundo ano consecutivo o líder palestino, Yasser Arafat, de participar da missa da meia-noite. O anúncio foi feito neste domingo pelo premiê israelense, Ariel Sharon.

"Não há razão nenhuma para permitir que Yasser Arafat participe de uma cerimônia que simboliza a paz e reconciliação, quando ele nada tem feito contra o terrorismo e só levou catástrofes para os cristãos palestinos", disse um dirigente israelense, acrescentando que os soldados de Israel vão permanecer em Belém, para "garantir a segurança".

Os palestinos responderam imediatamente ao que consideram provocações de Israel: "A atitude israelense é estúpida e representa uma provocação para o povo palestino. Também é um desafio patente ao Direito internacional", reclamou em entrevista à AFP Nabil Abu Rudeina, conselheiro de Arafat.

"Israel havia prometido aos Estados Unidos e ao Papa João Paulo II que seu exército se retiraria para a festa de Natal, mas mentiu e desafiou a comunidade internacional", afirmou.

O exército israelense, que há mais de um ano cerca Arafat em seu quartel-general de Ramallah, na Cisjordânia, voltou a ocupar Belém no último dia 22 de novembro, em resposta a um atentado suicida ocorrido em Jerusalém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;