Política Titulo São Bernardo
PSDB errou ao desistir do Paço, diz Morando
Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Evitando falar sobre eleição desde que o PSDB de São Bernardo abriu mão de disputar o Paço para unir forças com o PPS, do pré-candidato Alex Manente, o deputado estadual tucano Orlando Morando quebrou o silêncio ontem e avaliou que o partido cometeu erro ao abdicar de candidatura própria na cidade, assim como em Santo André.

"Independentemente da minha posição de ser ou não candidato naquele momento, eu sempre preguei candidatura própria em São Bernardo e nas demais cidades", disse.

Cabeça de chapa no pleito municipal de 2008, o parlamentar defendeu ferrenhamente a candidatura da sigla em 2012 e até cogitou disputar as prévias tucanas. Mas abriu mão para integrar a coordenação do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra.

Morando não acompanha as decisões políticas em seu reduto eleitoral, mas rechaça que tenha sido deixado de lado pelo partido. "Eu não tenho maioria partidária. O partido não é feito por mim, é uma composição", justificou.

Em março, o PSDB ensaiou disputar o Paço e chegou a abrir inscrição para as prévias que escolheriam o postulante. O vereador Admir Ferro, o presidente da Câmara, Hiroyuki Minami, e o deputado federal William Dib chegaram a se inscrever no processo, mas retiraram as candidaturas após os tucanos ratificarem o apoio a Alex, em articulação que teve a participação do governador Geraldo Alckmin.

"O partido tinha três pré-candidatos inscritos na prévia e estaria muito bem representado, mas mudaram de opinião. Eu não vou julgar os méritos", poderou o deputado.

Apesar das críticas de Morando, Admir Ferro avaliou que se trata de um pensamento individual. "As decisões (de retirar os nomes da prévia) foram individuais, mas ocorreram depois de uma tratativa com as executivas municipal e estadual, prevalecendo dentro do estatuto do partido a opinião da maioria", rebateu Ferro.

Alex Menente, por sua vez, avaliou que não houve erro na decisão do PSDB em apoiá-lo e que isso não representa enfraquecimento da sigla. "A (executiva) estadual e até mesmo o governador (Geraldo Alckmin) entenderam diferente. Democracia é isso. Nem todos concordam."

Santo André - Além de comentar o cenário político de São Bernardo, Orlando Morando também saiu em defesa do correligionário e vereador de Santo André Paulinho Serra, criticando a decisão do diretório local de demovê-lo da disputa ao Paço andreense. "Havia ata da direção municipal, falando que o Paulinho era candidato único e depois o partido não quer mais ter candidatura própria. É uma coisa lamentável."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;