Internacional Titulo
Bush revisa participação de civis em exercícios militares
Por Das Agências
16/02/2001 | 08:56
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, determinou nesta quinta-feira que o Pentágono realize uma revisão em sua política de participação de civis em exercícios militares, após o acidente envolvendo um submarino nuclear americano e um pesqueiro japonês na costa do Havaí.

"Será necessário que o secretário (da Defesa) Donald Rumsfeld e o departamento de Defesa procedam uma revisão na política de atividade de civis durante exercícios militares", declarou Bush nesta quinta-feira.

Bush também pediu "profundas desculpas" ao primeiro-ministro e ao povo do Japão pelo acidente, prometendo que os Estados Unidos vão fazer todo o possível para recuperar os corpos dos nove japoneses desaparecidos.

No Pentágono, os responsáveis militares revelaram que as investigações realizadas pela Marinha e o Bureau Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB) sobre o acidente não estabeleceram qualquer mudança na "rotina" relacionada ao embarque de civis a bordo de embarcações militares.

O submarino USS Greeneville emergiu sob o pesqueiro-escola japonês Ehime Maru na sexta-feira passada, causando o naufrágio do barco em alguns minutos, a 16 km ao sul da costa de Waikiki, no Havaí.

Nesta quinta-feira, dois civis que estavam a bordo do Greeneville quando ocorreu o acidente revelaram que a tripulação verificou várias vezes a superfície com o periscópio antes do submarino emergir.

Em uma entrevista à rede de televisão NBC, John Hall indicou que participou da manobra de emersão do submarino que levou ao acidente.

As famílias das vítimas lamentaram que visitantes civis estivessem manobrando o submarino no momento do acidente.

A Marinha dos Estados Unidos deve terminar "até o final de semana" uma investigação preliminar sobre o caso, indicou o Pentágono.

As conclusões desta primeira investigação podem levar "a uma comissão de investigação, a um tribunal e até a uma corte marcial", revelou o contra-almirante Craig Quigley.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;