Internacional Titulo
Milosevic volta a acusar Otan em sua defesa
Das Agências
15/02/2002 | 08:45
Compartilhar notícia


O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic retomou sua defesa esta sexta-feira ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia acusando mais uma vez a Otan de ter cometido uma catástrofe contra a humanidade durante sua intervenção no Kosovo em março de 1999.

Ele, acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, reiterou que a Aliança Atlântica e a ofensiva do Exército de Liberação de Kosovo (UCK) eram os responsáveis pela fuga de milhares de albaneses de Kosovo. Para apoiar suas acusações mostrou fotos de cadáveres de dezenas de vítimas dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Milosevic, que exibia outra vez sua gravata com as cores da bandeira da Sérvia (vermelha, branca e azul), apresenta desde quinta-feira uma defesa essencialmente política baseada em ataques à Otan e aos Estados Unidos.

Nos dois primeiros dias de juízo, a promotoria tentou demostrar que o ex-líder de Belgrado era responsável, direta ou indiretamente, de mais de 200 mil mortes e do exôdo de entre dois e três milhões de pessoas da Bósnia, Croácia e Kosovo, em sua tentativa de criar uma Grande Sérvia que tivesse como capital Belgrado.

A partir de segunda-feira, os promotores devem começar a demostrar a responsabilidade de Milosevic na guerra de Kosovo (1998-99), a primeira parte de um julgamento que pode durar dois anos. O ex-presidente pode ser condenado a prisão perpétua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;