Setecidades Titulo Assistência
Diadema organiza atendimento e reduz espera por programas sociais

Expectativa é diminuir de nove meses para 40 dias tempo de agendamento

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
11/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Thiago Benedetti/PMD


A Prefeitura de Diadema inaugurou ontem nova sede para a Gecad (Gestão de Cadastro, Programas e Benefícios no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social). A aposta da administração é a de que a ampliação e organização do serviço impactem na redução do tempo de espera das famílias pelo acesso aos programas de transferência de renda e outros benefícios ofertados pelo município, Estado e União, como é o caso do Bolsa Família e do Renda Cidadã. Atualmente, os agendamentos demoram, em média, nove meses, tempo que deve ser diminuído para até 40 dias. 

O projeto de otimização do serviço teve início há dois anos, explica a primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município e secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha. “Desde que começamos essa organização, buscamos uma composição melhor e o treinamento de toda a equipe para buscar essa agilidade e fazer um atendimento de alto nível”, ressalta.

A nova sede, na Rua Cidade de Jundiaí, 40, Vila Santa Dirce, recebeu investimento de R$ 180 mil. O espaço oferece 17 guichês para atendimento e conta com 34 funcionários entre equipes administrativa e técnica. A expectativa é a de sejam realizados 2.600 atendimentos por mês (cerca de 120 ao dia).

Os moradores que desejam se cadastrar em programas de benefícios devem procurar um dos cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade. O munícipe será encaminhado para a Gecad. 

No caso de situações emergenciais ou de munícipes com incapacidade de locomoção, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania conta com atendimento domiciliar. “Com a crise, as pessoas buscam mais os programas sociais e, muitas delas, precisam desse atendimento domiciliar. Oferecemos esse auxílio para que o munícipe não precise vir até a central”, afirma a diretora de proteção social básica Aracelia Lovato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;