Internacional Titulo
Desarmamento de milícias irlandesas pode estourar prazo
Do Diário do Grande ABC
18/07/1999 | 13:43
Compartilhar notícia


O Primeiro-Ministro irlandês, Bertie Ahern, nao excluiu, neste domingo, o adiamento, em alguns meses, da data-limite de maio de 2000 para que as milícias protestantes da Irlanda do Norte entreguem suas armas. ``É um tema a ser discutido', disse Ahern numa entrevista com a rádio irlandesa.

``Creio que os (católicos) republicanos considerarao (...) que os atrasos da outra parte tornam necessário um período suplementar de vários meses', disse.

Ahern se reunirá na terça-feira, em Londres, com seu colega britânico, Tony Blair, na presença do senador dos EUA, George Mitchell, para examinar o processo de paz na Irlanda do Norte, paralisado por desacordos em torno do desarmamento dos grupos paramilitares.

O acordo de paz prevê que o desarmamento esteja concluído em maio de 2000, mas o líder protestante moderado, David Trimble, se nega a formar um governo até que o Exército Republicano Irlandês (IRA) comece a entregar as armas.

``É difícil para eles', reconheceu Ahern, ao se referir aos protestantes liderados por Trimble. ``Mas penso que os unionistas querem tomar decisoes e vao ter que fazê-lo', disse.

``Houve vários progressos', disse Ahern, que se encontrará esta segunda-feira, em Dublin, com o chefe do Sinn Fein, o braço político do IRA, Gerry Adams.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;