Memória Titulo
Carnaval vivo, o Carnaval da História
Por Ademir Medici
20/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 "1970, fecha-se um ciclo: pela última vez o Carnaval do Aramaçan é realizado no vizinho Ginásio Pedro Dell''Antonia, animado pela Banda de Ipanema."

Cf. livro comemorativo aos 80 anos do CA Aramaçan, de Valdenízio Petrolli e A. Medici.

 

O Carnaval começa hoje em Memória. E acolhemos fotos levantadas pelo professor João Paulo de Oliveira. Vivíamos o final da década de 1960, chegávamos a 1970, ano do tricampeonato do Brasil no México, com Pelé, Rivelino, Tostão, Gerson, Jairzinho e companhia.

Em 68 e 70, fotos do Carnaval do Aramaçan tiradas provavelmente no Ginásio Pedro Dell''Antonia. A antiga sede do clube, no Centro, tornara-se pequena; e o Aramaçan ainda não tinha pronto o seu ginásio próprio, no espaço onde permanece até hoje, no Vale do Guarará.

 

Moças comportadas. E vigiadas

Texto: João Paulo de Oliveira

 

As três fotografias eternizaram momentos dos bailes de Carnaval do dia 27 de fevereiro de 1968 e do ano de 1970, ocorridos no Aramaçan.

Na foto de 1968 minha irmã Dirce Belmira de Oliveira Zaqueu (nascida em 1945), que é assídua leitora da página Memória. Ela é a moça de cabelo curto e que está com o braço direito levantado. Atrás dela, minha outra irmã, que usa óculos, a Judite de Oliveira Rodrigues.

Na foto de 1970, Dirce está com o noivo Adélio Zaqueu, que minha mãe, Matilde Pinheiro de Oliveira (1923-2008), apelidou de Mandrongo. O casamento foi em julho daquele ano.

Na outra foto o Mandrongo está com minhas irmãs. Como Dona Matilde era muito severa, as filhas somente podiam ir às matinês se eu as acompanhasse.

Quase 50 anos depois, quem seriam os demais personagens que aparecem nas fotos com meus familiares naqueles bailes do Aramaçan?

 

Rio Grande da Serra

 

Durante a realização em Rio Grande da Serra da reunião dos pesquisadores da Memória, houve adesão total ao abaixo-assinado que circula em defesa do único observatório meteorológico do Grande ABC, localizado no Jardim Inamar, em Diadema. O observatório está com as atividades paralisadas desde 2012 e abandonado, sujeito a depredação. É classificado como Bem Cultural do Município de Diadema.

Em 1989 um grupo de jovens astrônomos amadores criou a Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema, hoje associação.

Desde então começaram a realizar uma série de iniciativas com o objetivo de difundir a astronomia.

Em 1992 a prefeitura construiu o Observatório Astronômico, único na região.

A cúpula de bronze é de 1917, e foi trazida para o Brasil pela Ordem dos Beneditinos de São Paulo para o observatório de São Bento, extinto na década de 50.

 

Fonte: livro "Diadema: Caminhos e Lugares".

 

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 1987 - ano 29, edição 6372

MANCHETE - Governo suspende pagamento de juros da dívida por 90 dias.

MAUÁ - Válvula com defeito deixa metade da cidade sem água.

SÃO BERNARDO - Paço terá torre de segurança em um ano.

SAÚDE - Escassez de medicamentos básicos ameaça hospitais.

POLÍCIA - Desconhecido mata marginal no assalto a mercado no Jardim Detroit, em São Bernardo.

 

Em 20 de fevereiro de...
1567 - Estácio de Sá falece no Rio de Janeiro, em combate com os franceses. Fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da Capitania.

1917 - Prefeitura de São Paulo divulga o brasão de armas da cidade. Autores: José Wasth Rodrigues e Guilherme de Almeida.

NOTA - A versão original sofreu ajustes. Chegou a ser suspenso. Redesenhado, hoje mantém características muito próximas do desenho original.

1967 - Instalada a agência do INPS em Santo André.

1972 - Inaugurada a colônia de férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André na Vila Mirim, em Praia Grande.

 

Santos do dia
Eleutério

Zenóbio

Leão de Catânia

Nilo

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 20 de fevereiro:

Em Tocantins, Angico, Araguanã, Bom Jesus do Tocantins, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Palmeirante, Riachinho, Rio da Conceição, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Sucupira.

Na Bahia, Ibitiara e Lafaiete Coutinho.

Em Santa Catarina, Xaxim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;