Política Titulo Mais uma vez
Em São Caetano, oposição emplaca maioria nas comissões

G-10 volta a se unir e banca 3 vagas nos grupos de Justiça e de Finanças; governistas cedem

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A oposição voltou a emplacar vitória na Câmara de São Caetano e ontem, na primeira sessão da legislatura, conquistou maioria das vagas nas comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. Com voto até dos governistas, o G-10 (grupo de parlamentares contrários ao governo) ficou com três vagas em cada um dos grupos, que possuem cinco integrantes no total.

O Palácio da Cerâmica até que tentou evitar revés, assediando vereadores do G-10. O Diário apurou que ontem pela manhã, porém, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), ciente do cenário negativo, decidiu ceder e evitar desgaste – em janeiro, já havia visto a vitória da oposição na disputa pela presidência da Câmara. O tucano, então, orientou os nove parlamentares da base a buscarem acordo e votarem em chapa única, mesmo tendo a oposição como maioria.

A comissão de Justiça e Redação será integrada por Edison Parra (PSB), Olyntho Voltarelli (PSDB), Carlos Humberto Seraphim (DEM) e Jander Lira (PMDB) – os três últimos da oposição. Participarão do setor de Finanças os oposicionistas César Oliva (PR), Chico Bento (PP) e Sidão da Padaria (PMDB) e os governistas Eduardo Vidoski (PSDB) e Marcel Munhoz (PPS).

Após a sessão, vereadores pró-Auricchio ainda adotavam discurso de que a disputa interna ainda não chegou ao fim e que, mesmo tendo dois votos nas comissões, é possível atrair adesões para a decisão de quem presidirá o grupo. Essa definição ocorrerá apenas na terça-feira. Nos bastidores, parlamentares consideraram como remota essa possibilidade.

Pio voltou a evitar considerar êxito da oposição. “Creio que não. Se fosse uma vitória da oposição, não teríamos 18 votos em consenso. Foi uma vitória da Câmara, que se manteve independente na disputa. Vamos trabalhar de maneira independente, porém harmônica. Ninguém é oposição tresloucada, mas agiremos de acordo com o regimento e com o que cada comissão considerar importante.” frisou. O líder de governo, Tite Campanella (PPS), deixou o plenário sem falar com a imprensa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;