Memória Titulo
O primeiro registro: o menino Giuseppe
Por Ademir Medici
08/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 8 de fevereiro de 1917 era registrado no livro A de nascimentos do Cartório de Registro Civil de São Caetano o menino Giuseppe Mario Previatto, nascido no dia 7.

Este é o primeiro registro do novo cartório.

Giuseppe era filho de Alexandre Previatto, italiano, operário; e de Eliza Ferrari, brasileira.

Avós paternos: Izaias Previatto e Luiza Carotta.

Avós maternos: Reymundo Ferrari e Maria Santi.

Cf. Antonio Flaquer, escrivão de paz e oficial do Registro Civil.

NOTAS

Giuseppe Mario Previatto, o menino de 1917, casou-se em 10 de fevereiro de 1945, em São Caetano, com Natalina Carolina; e faleceu, também em São Caetano, em 4 de dezembro de 1972. Tinha 55 anos.

Todos esses registros do Sr. Giuseppe estão nos anais do Cartório de Registro Civil de São Caetano, cuja segunda parte dos escreventes atuais tem seus retratos publicados hoje aqui em Memória.

ESCREVENTES

Quando fotografamos os funcionários atuais do cartório centenário, procuramos, em vários casos, fazer nas imagens um paralelo entre os grandes livros de registros manuscritos e a tecnologia atual da informática.

Claro, em 100 anos de história, mudou o Grande ABC; mudou a cidade de São Caetano; mudaram os costumes; as mudanças igualmente são observadas nas repartições como o cartório da Rua Pará.

O que não mudou: é no cartório que as pessoas se encontram nos seus momentos mais solenes, o do nascimento, o do casamento, o da morte.

Memória continuará a registrar, um século depois, nas datas correspondentes, as primeiras anotações dos servidores pioneiros. Aqueles servidores, mais os das fotos de ontem e de hoje aqui em Memória, ajudam a escrever a história oficial e étnica de uma São Caetano que tem muito ainda a contar.

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6362

Manchete – Hospitais acusam o Inamps para rebater denúncias. Reportagem de Silvana Requena.

Ilustra a matéria foto de Vânia Delpoio que mostra, de madrugada, longas filas de segurados à procura de assistência em torno do posto do Inamps em São Bernardo.

Em 8 de fevereiro de...

1917 – Correspondente do Estadão volta à tona e cobra do governo do Estado providências para a construção de galpões junto ao Grupo Escolar de São Bernardo, prédio hoje ocupado pelo Museu de Santo André Octaviano Gaiarsa.

Escreve o correspondente: “Os ardentes raios de sol caem em cheio, durante todo o recreio, sobre os alunos, que não encontram um palmo sequer de sombra para se abrigarem”.

A guerra. Do noticiário do Estadão: boatos de torpedeamento de um navio brasileiro.

1957 – Instalado o Grupo Escolar Felício Laurito, em Ribeirão Pires.

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Elevado a município em 1954, quando se separa de Três Lagoas. Como povoado, e com o nome de Rio Verde, Água Clara surge em 1913, com a passagem da EF Noroeste do Brasil.

Santos do Dia

Jerônimo Emiliano (ou: Emiliane, Emiliani) – Integrante de uma família nobre de Veneza. Foi militar e político. Consagrou-se a Deus e foi ordenado sacerdote. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares. Faleceu em Veneza, em 1537.

Duas paróquias próximas, em Santo André, possuem capelas dedicadas a São Jerônimo Emiliano: a capela do Parque Miami, ligada à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; e a capela do Jardim Santo André, integrada à Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos.

Josephine Bakhita

Ciríaco

Juvêncio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;