Cultura & Lazer Titulo Cinema
Homenagem ao
cinema mudo

'O Artista' é o favorito ao Oscar e tem na simplicidade
o poder de reaver a antiga magia do cinema clássico

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
10/02/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Passar duas horas no cinema e ouvir pouco mais de um minuto de falas não é nada atrativo. Acostumado a momentos impactantes antes mesmo do letreiro do título surgir, o público terá como desafio apreciar a homenagem ao passado proposta por 'O Artista'. O longa de origem francesa (mas com boa pitada da sétima arte norte-americana) se torna uma das grandes surpresas da última temporada ao ter na simplicidade o poder de reaver a antiga magia do cinema clássico.

O diretor Michel Hazanavicius apresenta o drama de George Valentin (Jean Dujardin, em atuação que o destaca entre os indicados ao Oscar de melhor ator), grande astro dos filmes mudos da década de 1920 que não encontra seu papel com a chegada do som ao mercado cinematográfico. Ele simboliza a glória do passado que rapidamente é deixada para trás para dar espaço para a nova era falada.

Sua figura contrasta com a da jovem atriz Peppy Miller (Bérénice Bejo), grande aposta do estúdio nesse momento de transição da sétima arte. A curta carreira meteórica faz com que rapidamente se deslumbre com o 'status' de estrela, mas guarda secretamente respeito enorme pelos feitos de Valentin.

A reação é a peça-chave do longa-metragem. Seja pelo protagonista e a aversão pela fala, ou em relação ao espectador que se depara com estilo que jamais acompanhou nas telonas. O maior exemplo disso é o pesadelo do ator ao ouvir os sons de tudo o que ocorre ao seu redor enquanto não consegue fazer ser ouvido.

O incômodo é uma certeza durante a sessão. Em tempo no qual a sociedade busca se comunicar mais do que nunca, é estranho aguardar os momentos finais para que a curiosidade de conhecer a voz de Dujardin seja saciada com apenas pouquíssimas palavras. Entretanto, a sensação que fica é de que não é necessário se dizer nada, uma vez que as imagens e o coração do artista vibram mais do que o som.

A celebração do simples faz com que 'O Artista' tenha grandes chances de levar o Oscar de melhor filme no dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;