Cultura & Lazer Titulo Teatro
Allan Kardec tem sua vida contada no palco

Peça, que fala sobre a doutrina espírita, será
apresentada hoje no Teatro Municipal de Sto.André

Por Miriam Gimenes
13/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O túmulo de Allan Kardec, no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris, é o mais florido e atrai inúmeros turistas diariamente. Morto em 1869, aos 64 anos, o educador, escritor e tradutor francês se dedicou à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. E quem quiser conhecer um pouco mais de sua história vale assistir hoje à peça Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade, às 21h, no Teatro Municipal de Santo André. A direção é de Ana Rosa.

O projeto foi feito há mais de 15 anos pelo ator Rogério Fabiano – foi encenado de 1999 a 2001 e retornou em 2011. É ele quem ‘dá vida’ a Kardec, já que tem know-how em histórias espíritas: fez a peça Além da Vida e Mensagens de Amor de Chico Xavier. “Fazer esse papel me completa muito como ator. Me identifico com isso (espiritismo), me dá prazer. E ter a direção da Ana Rosa dá mais prazer ainda porque ela é uma espírita preparadíssima. Estamos embasados, sabemos do que estamos falando.” Ele divide o palco – e a história – com Érica Collares, Bia Barros, Cláudio Gardin e Leandro D’Mello.

O ator ressalta que o espetáculo não é uma doutrinação, usa do drama e do humor, e tem trilha exclusiva cantada por Elba Ramalho. “Não é palestra. Ela pode ser vista por qualquer tipo de pessoa. Trata-se da vida de um grande homem e o público fica muito curioso em relação a tudo isso.” Tanto que, toda vez que a peça termina, tem alguém que os procura para agradecer. “Elas se esclarecem, se encontram na busca da fé, da paz”, acrescenta.

Após uma apresentação em São José do Rio Preto, por exemplo, grupo de mães que haviam perdido seus filhos jovens em acidentes o procurou para conversar. “Foi muito forte falar com elas, ver as fotos de seus filhos no celular. Mas ouvir que elas se acalmaram perante as dores e ficaram tocadas com o teor do espetáculo é recompensador.”

O que mais chama a atenção do público, segundo o ator, é o fato de Kardec – um pseudônimo, na verdade ele chamava Hippolyte Léon Denizard Rivail – ter sido cético em relação ao espiritismo. Só nos últimos anos de sua vida foi que ele escreveu a doutrina espírita.

Allan Kardec – Peça. Teatro Municipal de Santo André – Praça 4º Centenário. Entradas custam R$ 60 (R$ 30 meia) e podem ser compradas no site www.compreingressos.com ou na bilheteria do teatro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;