Política Titulo Dirigente da Aciscs
Contratação de escritório de dirigente da Aciscs gera polêmica
Júnior Carvalho
20/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Contratação de empresa pertencente a ex-integrante da direção da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) tem causado polêmica na entidade, levantando debate sobre conflito de interesse no órgão. O comando da entidade nega.

Presidente da Aciscs, Mauro Laranjeira contratou, em 2013, o escritório de contabilidade Descon Ltda, cujo dono é o empresário Rogério Gherbali. Na época, o comerciante atuava como vice-presidente da Aciscs, o que teria desrespeitado o estatuto da entidade. Segundo o parágrafo 2º do artigo 17 das normas internas da associação, os integrantes da diretoria da Aciscs não podem receber “remuneração a qualquer título”.

Gherbali não integra mais a cúpula da Aciscs, mas seu escritório ainda presta serviços de contabilidade à associação comercial da cidade.

Ao Diário, Laranjeira negou quaisquer irregularidades na contratação da empresa do então integrante da presidência da Aciscs. Segundo o dirigente, o procedimento é permitido nas regras. “Não fere o estatuto. Tanto é que nós fizemos assim, O (então) vice-presidente é pessoa física e seu escritório contábil é pessoa jurídica. São duas coisas distintas”, explicou o presidente, ao acrescentar que a empresa de Gherbali já prestava serviços à Aciscs em gestões anteriores. “O escritório ficou um ano sem atuar na Aciscs, mas tivemos de trocar o setor de contabilidade porque apresentava problemas no balanço e optamos por recontratar a empresa.”

Duas chapas disputam eleição no dia 27

Duas chapas disputarão o comando da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) neste ano. A eleição está marcada para quarta-feira.

Atual dirigente da entidade, Mauro Laranjeira brigará pela reeleição. O mandatário tem apoio da vice-prefeita Lúcia Dal’Mas (PRTB). Do lado governista, a chapa oposicionista é apoiada informalmente pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), e encabeçada pelo empresário Walter Estevam Júnior.

A atual gestão foi marcada por polêmicas, como imbróglio para definir empresa que gerenciaria o estacionamento rotativo na cidade, a chamada Zona Azul, em 2014. A administração ficou meses para destravar edital da concorrência, que estava empacada no TCE (Tribunal de Contas do Estado), o que gerou problemas de falta de vagas no município.

No mesmo ano, a Aciscs enfrentou dificuldades para emplacar mudanças na Lei Cidade Limpa, implementada na gestão do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Depois de negociar com o Paço, a entidade conseguiu aprovação de mudanças na legislação e afrouxar as regras para a implantação de publicidade nos comércios locais. Se reeleito, Laranjeira promete articular para que a lei seja novamente revista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;