Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você sabe conversar com seu chefe?
Por Cíntia Bortotto
30/11/2015 | 07:05
Compartilhar notícia


Você já pensou que nem sempre é possível estar 100% contente com seu chefe e com seu trabalho? Nestas ocasiões, muitas perguntas passam pela cabeça das pessoas. Como conversar com seu chefe sobre uma situação delicada?

Um momento delicado para a relação funcionário-chefe é quando você está se sentindo desmotivado. Se você não sente o mesmo ânimo para trabalhar, ou se as atividades não parecem ter o mesmo brilho do que antes, você pode estar enfrentando um estado de desmotivação. O problema maior vem quando a falta de ânimo já atingiu um nível que até sua performance vem sendo prejudicada.

Informar a seu líder é uma tarefa nem sempre tão fácil. A conversa deve ter um caráter de que você sente que pode ser mais produtivo se mudar de atividades ou de área. Deve haver uma reflexão antes de abordar o chefe, até porque só reclamar não é a solução. O que você busca? O que faria você se animar novamente?

Se seu chefe perceber que seu objetivo final é fazer com que a produtividade não caia e se ele souber que você sempre foi um bom funcionário, a tendência é de que ele lhe ajude. A relação, se ambos forem maduros, não ficará comprometida.

A conversa deve acontecer em uma circunstância em que você perceba que ele está aberto ao diálogo, que quer ouvir e buscar uma solução conjuntamente. Se você não souber identificar o humor de seu chefe, peça para a secretária ou alguém que seja próximo dele para ajudá-lo.

Uma das ocasiões mais difíceis para os profissionais lidarem com chefes é a hora de pedir aumento. Geralmente, o trabalhador tem sinalizações de seu superior imediato quando está indo bem. Talvez este seja um momento de abordar o chefe com o tema, se assim entender necessário.

Estamos em um regime de capitalismo – neste sentido, a relação capital/trabalho deve ser boa para as duas partes. Se o colaborador está insatisfeito com seu salário, pode comentar com o chefe, mas nunca exigindo. Se ele não for atendido, deve procurar uma empresa que pague o que ele quer, se esta também reconhecer que ele pode agregar. É uma troca. O aumento só deve ser abordado se for de uma forma muito positiva. Se for uma cobrança, já tem a denotação que a pessoa não se sente reconhecida pelo que entrega, o que já demonstra que algo não está bem.

É sempre importante pedir um feedback sobre seu trabalho, saber sobre o que está adequado e o que não está. Numa ocasião destas, pode-se sutilmente trazer dados sobre a remuneração no mercado ao seu chefe. Se o mercado não pagar a mais para a sua função, sugiro que não peça.

O ideal é que você sempre busque ser ponderado em seu relacionamento com seu chefe. Seu autoconhecimento e sua segurança são determinantes para o sucesso das conversas delicadas. Procure também conhecê-lo melhor, para correr menos risco de errar. No caso de dúvida, aposte no bom senso: siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;