Cultura & Lazer Titulo Prêmio
Todos os sons no Grammy

Os principais músicos do mundo se reúnem hoje à noite para a 57ª edição do prêmio

Por Luís Felipe Soares
08/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Alguns dos maiores nomes da música mundial têm encontro marcado para hoje à noite. Não se trata de gravações de novas faixas ou de algum videoclipe. Na verdade, a reunião marca a maior e mais respeitada festa do gênero. Beyoncé, Katy Perry, Ariana Grande, Jessie J, Tom Jones, John Legend, John Mayer, Usher e bandas como AC/DC, Coldplay e Maroon 5 são apenas alguns dos nomes que irão passar pelo tapete vermelho do Grammy. Direto do Staples Center, em Los Angeles, no Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal pago TNT a partir das 23h, com comentários do produtor musical João Marcello Bôscoli e apresentação de Domingas Person. Amanhã, às 11h30, haverá reapresentação.

O rapper e ator LL Cool J volta a ao papel de mestre de cerimônias, cargo que ocupa desde 2012. Caberá a ele ditar o ritmo do evento da National Academy of Recording Arts and Sciences, chamando convidados que irão subir ao palco e outros escalados para revelar os vencedores. A 57ª edição do prestigiado prêmio conta com 83 categorias, mas nem todas serão apresentados durante o programa deste domingo. Apenas os principais têm espaço na atração exibida para todo o mundo, deixando de lado destaques como melhor álbum de vocal solo clássico, melhor performance de coral e melhor álbum de comédia, por exemplo.

Os holofotes de 2014 se voltaram para a dupla eletrônica francesa Daft Punk (gravação do ano por Get Lucky e álbum do ano por Random Access Memories) e para a cantora Lorde, autora de Royals, vencedora como canção do ano. Entre os indicados deste ano, Sam Smith promete chamar a atenção. O cantor britânico despontou na temporada passada e aparece com força na briga pelo gramofone dourado como álbum do ano, artista revelação e gravação do ano graças ao sucesso de Stay With Me, que mescla romance e drama. Taylor Swift também é um dos destaques pelo bom desempenho da dançante Shake It Off, aparecendo na corrida por música do ano e melhor performance pop solo. O estouro da divertida Fancy tornou a australiana Iggy Azalea uma nova musa mundial com chances de levar para casa o prêmio de melhor álbum de rap (pelo disco The New Classic) e gravação do ano.

Do lado dos roqueiros, Beck (Morning Phase), Ryan Adams (disco homônimo), The Black Keys (Turn Blue), Tom Petty & The Heartbreakers (Hypnotic Eye) e U2 (Songs Of Innocence) aparecem como finalistas de melhor álbum do gênero. Como melhor canção de rock há espaço para Ain’t It Fun (do grupo Paramore), Lazaretto (de Jack White) e Fever (do duo The Black Keys).

LISTA DE SHOWS
Como não poderia ser diferente em premiações, o Grammy montou lista especial de shows durante toda a noite. Devido à importância do evento, muitos artistas aproveitam o momento para desfilar novidades. É o caso de Rihanna, pronta para mostrar o single FourFiveSeconds. Talvez seja a performance mais esperada, uma vez que ela terá a companhia de Kanye West – retornando à cerimônia depois de seis anos – e Paul McCartney. O vídeo da canção no YouTube (www.youtube.com/RihannaVEVO) foi lançado na terça-feira e já conta com cerca de 8 milhões de visualizações de uma espécie de prévia do que o público poderá ver em Los Angeles.

A veterana Madonna é outra confirmada para subir ao palco do Staples Center. Conhecida por sempre chamar a atenção em suas apresentações, ela deve cantar uma das faixas presentes no novo disco Rebel Heart, com lançamento oficial agendado para 9 de março. As apostas são de que a música escolhida será Living for Love, primeiro single do álbum. Mary J. Blige, Miranda Lambert, Adam Levine, Ed Sheeran, Sam Smith e um dueto entre Lady Gaga e Tony Bennett fazem parte dos shows deste ano. É um cardápio eclético o bastante para agrardar qualquer tipo de espectador. O resto é torcer para seu artista favorito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;