Economia Titulo
Produção nacional de petróleo recua 0,49% em novembro
Por
18/12/2009 | 07:46
Compartilhar notícia


A produção nacional de óleo da Petrobras caiu 0,49% em novembro em relação a outubro, voltando a ficar abaixo da barreira histórica dos 2 milhões de barris por dia.

Segundo os dados da companhia, a produção total atingiu 2,556 milhões de barris diários, 0,66% a menos do que em outubro.

De janeiro a novembro de 2009, a Petrobras teve média de 1,969 milhão de barris diários, volume que impossibilita o alcance da média de 2,05 milhões no ano.

De acordo com a estatal, a queda na produção de novembro ante outubro ocorreu, principalmente, devido ao encerramento do teste de longa duração no campo de Cachalote, no mar do Espírito Santo.

EXTERIOR - O volume de petróleo e gás natural produzidos pela empresa no Exterior chegou a 247,287 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). O total representa aumento de 4,7% em relação a novembro de 2008, devido à entrada de novos poços de produção no campo de Agbami e ao início da produção no campo de Akpo; ambos na Nigéria.

Na comparação com outubro deste ano, houve decréscimo de 2%, em decorrência de fatores como a parada para manutenção preventiva no campo Santa Cruz II, na Argentina.

A produção de gás natural no Exterior foi de 16,374 milhões de metros cúbicos diários, o que corresponde a uma diminuição de 2,7% em relação ao mês anterior. Segundo a Petrobras, este resultado se deve principalmente à menor demanda pelo gás boliviano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;