Esportes Titulo
Espanha conquista a Copa Davis pela primeira vez
Por Analy Cristofani
Do Diário do Grande ABC
10/12/2000 | 14:38
Compartilhar notícia


  Juan Carlos Ferrero deu à Espanha seu primeiro título na Copa Davis. O novo herói venceu suas duas partidas de simples e fez 3 a 1 sobre a Austrália. Agora a Espanha entra para o seleto grupo em que estao apenas dez países como vencedores dos 100 anos de história da competiçao, uma das mais tradicionais do tênis mundial.

Além da conquista inédita, a Espanha quebrou o tabu de nunca ter vencido os australianos em confrontos nesta competiçao. Com o Palácio de Saint Jordi, em Barcelona, totalmente tomado pelos torcedores, a organizaçao do torneio decidiu nao realizar a última partida, já que o resultado nao seria alterado.

No jogo que deu a vitória aos espanhóis, Ferrero bateu o australiano Lleyton Hewitt por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 7/6, 4/6 e 6/4.

Empolgado com o título, o capitao espanhol Javier Duarte garante que sua seleçao é mais forte do que a adversária. "A Austrália tem um grande time, mas nós temos um time ainda melhor. Sabíamos que seria um confronto difícil, mas conseguimos vencer", disse Duarte, que ganhou um beijo do rei da Espanha, Juan Carlos, após receber o troféu de campeao.

O ex-capitao dos Estados Unidos John McEnroe ficou feliz com o título inédito da Espanha, mas nao gostou de ver os australianos tentando encontrar uma desculpa para o fracasso no saibro espanhol. "Eu pediria a tenistas como Hewitt que nao se justifiquem, que se preocupem com seu próprio comportamento e fiquem felizes com os resultados que conquistam".

Para McEnroe, mais um time entre os grandes vencedores da Davis só vai fazer bem ao tênis mundial. "Isso servirá como incentivo para o esporte no país e trará mais atençao ao torneio", explica.

Os Estados Unidos sao os maiores vencedores da competiçao, com 31 títulos. A Austrália tem 27 e a Gra-Bretanha, nove, um a mais do que a França. Os suecos aparecem com sete conquistas e a Alemanha, com três.

No próximo ano, os australianos vao enfrentar o Equador, enquanto a Espanha pega a Holanda. A Suíça será a adversária dos norte-americanos e a Alemanha terá a Romênia pela frente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;