Setecidades Titulo Santo André
Hospital de Santo André ganhará mais 26 leitos

Número de motociclistas mortos na região
subiu 590% em 10 anos, segundo o DataSUS

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
23/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/08.10.2013/DGABC


O Centro Hospitalar Municipal de Santo André ganhará até o fim de janeiro enfermaria exclusiva para trauma, com 26 novos leitos. O objetivo é dar atendimento especializado e centralizado para pacientes politraumatizados e, na maioria dos casos, envolvidos em acidentes de trânsito, principalmente com motos.

Segundo o DataSUS, banco de dados do Ministério da Saúde, o número de mortes de motociclistas subiu 590% no Grande ABC nos últimos dez anos, de 2001 (com dez vítimas) a 2011 (69). Apenas em Santo André, no mesmo período, o crescimento foi de 125%, passando de quatro para nove vítimas.

A alta demanda de feridos nesses acidentes foi o que motivou a criação da enfermaria de traumas no CHM, segundo o diretor da unidade de Saúde, José Antonio Souto Tiveron. “Nos últimos anos a demanda cresceu muito.

A criação da enfermaria de trauma facilita o trabalho tanto do médico quanto do setor de enfermagem, por conta dos cuidados específicos exigidos pelos pacientes que sofrem politraumas.”

Tiveron explicou ainda que a criação da ala irá proporcionar a redistribuição de alguns setores do hospital. “Essas áreas estão hoje muito cheias, com leitos além da capacidade. Vamos solucionar esse problema.” O valor do investimento não foi divulgado pela administração municipal.

Além da enfermaria, será entregue também em janeiro a reforma completa do centro de diagnóstico do hospital, custeada pela prestadora de serviços do laboratório. Em agosto, o CHM recebeu aparelho de ressonância magnética que exigiu diversas mudanças e adaptações no local, que estão em fase final. O diretor destaca que de lá para cá foram feitos 1.000 procedimentos e a fila de espera pelo exame, que era de cerca de dois anos e meio, baixou para seis meses.

Ensino

Por se tratar de um hospital de ensino da Faculdade de Medicina do ABC, o CHM criou centro de estudos e equipou a biblioteca com acesso à internet. “Os médicos residentes e internos precisam desse local para aprimorar seu conhecimento. Melhoramos o hospital para o paciente e também para o funcionário”, afirma Tiveron.

Mortalidade nas vias da região aumenta 11,5% em dez meses

O número de mortes no trânsito da região aumentou 11,5% entre janeiro e outubro, comparado com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 126, contra 113 em 2012. Os dados são da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

A cidade com mais ocorrências é São Bernardo, com 45 homicídios culposos – sem intenção de matar – por acidentes no trânsito. O município é o mais populoso do Grande ABC, com cerca de 800 mil habitantes, e também conta com a maior frota, com cerca de 530 mil veículos, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Em seguida, está Santo André (29), Diadema (26), Mauá (14), Ribeirão Pires (oito) e São Caetano (quatro). Rio Grande da Serra não registrou nenhum episódio.

As estatísticas sobre lesões corporais provocadas por acidentes de trânsito também colocam a região em alerta. Durante os dez primeiros meses do ano, foram 5.148 casos, média de 17 por dia, mesma do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;