D+ Titulo Origem
Sabe como o sertanejo surgiu?
Por Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
08/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Seri

A música sertaneja surgiu em 1929, quando o pesquisador e compositor Cornélio Pires começou a gravar fragmentos de cantos tradicionais do interior de São Paulo."A partir do momento em que as canções passam a ser industrializadas não é mais música caipira. É sertanejo. A música de São Paulo passa a ir para todo o País", explica Waldenyr Caldas, professor de Cultura Brasileira da Escola de Comunicação e Arte da USP.

Na época das gravações de Cornélio Pires, o gênero era conhecido como música caipira, cujas letras falavam do cotidiano, das dificuldades e tristezas. Era algo restrito das regiões rurais. Como o sertanejo conquistou a área urbana, as composições passaram a tratar de outra temática, como situações de cidades grandes, além de letras românticas.

Estas modificações fizeram com que o gênero musical nos anos 1980 se tornasse o primeiro a ser produzido em massa e consumido no Brasil. "A indústria cultural do disco passou a investir muito nesse estilo. É um mercado forte", afirma Caldas. Sempre na música sertaneja introduziu-se novos instrumentos e ritmos que foram se diferenciando aos longos dos anos. "É um processo natural. Na música não existe fronteiras", ressalta o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;