Nacional Titulo
Campinas vacina em massa contra febre amarela
Por Do Diário do Grande ABC
05/02/2000 | 13:45
Compartilhar notícia


A Divisao Regional de Saúde (DIR-12) começou neste sábado a vacinaçao em massa contra a febre amarela na regiao de Campinas (SP). Até o momento nao há um balanço sobre o número de vacinas aplicadas, mas a expectativa é de que 150 mil pessoas serao imunizadas no primeiro dia da campanha, que prossegue até 3 de março. A meta é imunizar cerca de três milhoes de pessoas em 42 municípios da regiao.

Antes das 8 horas já havia filas na maior parte dos 150 postos em Campinas. Apesar da procura elevada, a vacinaçao foi tranqüila. Até as 12 horas, nao foi registrado nenhum incidente. Segundo os coordenadores da campanha, a adesao maciça foi conseqüência do registro de um caso positivo da doença esse ano no município.

Segundo dados da DIR-12, já foram registrados outros 16 casos suspeitos na regiao. Desses, onze apresentaram resultado negativo e cinco ainda aguardam resultado dos exames, que estao sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. A vacinaçao mobilizou seis mil funcionários da área de saúde na regiao. A partir de segunda-feira, as vacinas serao aplicadas apenas nas unidades de saúde da rede básica.

A vacina foi aplicada em maiores de nove meses. Gestantes e pessoas com doenças que diminuem a imunidade do organismo, como Aids e câncer, nao devem receber a vacina contra febre-amarela. Para ser imunizado, é necessário apresentar a caderneta de vacinaçao. Quem nao possui o documento receberá a caderneta no posto de vacinaçao. Quem já foi vacinado, em anos anteriores, contra a febre amarela deverá apresentar comprovante.

A ocorrência de um caso da doença na cidade já vinha provocando o aumento na procura pela vacina desde o mês passado. Em janeiro, segundo a DIR, 11,6 mil pessoas procuraram as unidades de saúde de Campinas para receber a vacina. Esse número representa o triplo das cerca de três mil doses distribuídas durante todo o ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;