Automóveis Titulo
Fabricantes chineses não vieram para brincar
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/11/2010 | 07:17
Compartilhar notícia



Na foto ao lado, o sósia do personagem Mr. Bean escancara a imitação do Lifan 320 em relação ao modelo Mini Cooper. A cena ficou mais divertida ainda porque a montadora chinesa está instalada justamente ao lado do estande da BMW, que controla a marca Mini, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Mas a brincadeira é um caso isolado e, de modo geral, não reflete mais a atual posição da maioria dos fabricantes chinesas, que investe para reverter a imagem negativa que recai sobre seus produtos, ainda tidos por alguns como cópias e de qualidade duvidosa.

No salão paulista, as marcas chinesas estão tão fortes que ganharam um espaço reservado só para elas no Anhembi. São oito empresas que já operam no mercado brasileiro, onde querem nos próximos anos avançar e deter um pedaço superior a 10% em vendas.

"Quem vai perder participação é quem tem para perder, ou seja, as quatro grandes montadoras (Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford), que ainda somam 75% do mercado nacional", aposta o empresário Sérgio Habib, que apresenta no Salão a JAC, marca chinesa que passa a representar no ano que vem com a venda de três modelos: J3 (hatch e sedã, com motor 1.4 de 108 cv), sedã médio J5, motor 1.5 de 125 cv, além da minivan J6, com versões para cinco e sete lugares.

A CN Auto, importadora dos utilitários Hafei Towner e Jinbei Topic, traz os modelos da marca chinesa Brilliance. O FRV é um hatch compacto com motor 1.5 de 102 cv e air bag duplo, além de ABS de série, disponível também na versão aventureira Cross. O sedã médio FSV tem motor 1.5 de 104 cv.

A Chana estreia no Brasil seus carros de passeio. A linha é composta pelos hatches Mini Benni e Benni, com motores de 1 e 1,3 litro, respectivamente. Já o Alsvin, com carrocerias sedã e hatch, tem motor de 1,5 litro.

A Chery traz o compacto QQ, de 1,1 litro, que será vendido completo (ABS e air bag duplo). O S18 é outro compacto, com motor 1.3.

A picape média Plutus, com cabine dupla, é novidade da Effa. Com motor 3.2 a diesel de 104 cv, deve chegar às lojas no início de 2011.

A Haima traz os modelos 2 (hatch), 3 (hatch e sedã) e 7 (utlitário esportivo, com motor 2.0).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;