Internacional Titulo
Afegãos encontram urânio e cianureto em base da Al Qaeda
Das Agências
24/12/2001 | 10:23
Compartilhar notícia


As forças afegãs encontraram em uma base subterrânea da Al Qaeda, no Afeganistão, quantidades de urânio 238, produto utilizado para a fabricação da chamada "bomba de dispersão radioativa", revela o jornal britânico The Daily Telegraph nesta segunda-feira.

Na base, situada próxima ao aeroporto de Kandahar, havia um complexo de túneis onde estavam escondidos centenas de barris com produtos perigosos, destaca o jornal.

Entre estes produtos havia urânio 238 e cianureto, assinalou o chefe interino do serviço de inteligência afegão na região de Kandahar, Haji Gullalai.

A organização Al Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, aparentemente não tem tecnologia para fabricar uma bomba atômica, mas com urânio 238 envolvido em explosivos convencionais pode-se fazer a chamada "bomba de dispersão radioativa", também conhecida por "bomba suja".

Uma "bomba suja" pode criar uma intensa zona radioativa capaz de contaminar todo o bairro de uma cidade.

Segundo fontes da inteligência americana citadas pelo jornal, Bin Laden pode ter adquirido o urânio na Rússia, em uma das ex-repúblicas soviéticas, na China ou até mesmo no Paquistão.

Em uma entrevista publicada em novembro passado por um jornal do Paquistão, Bin Laden afirmou que "responderia com armas químicas ou nucleares" a qualquer ataque americano com armas do mesmo tipo.

Em 11 de novembro, o ministro britânico da Defesa, Geoff Hoon, admitiu que Bin Laden possuía as "substâncias" para a fabricação de armas nucleares, mas não dispunha da tecnologia para fabricá-las".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;