Economia Titulo
Economia dos EUA está ganhando força, diz Greenspan
Do Diário OnLine
Com Agências
08/09/2004 | 13:08
Compartilhar notícia


O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Alan Greenspan, afirmou nesta quarta-feira que as evidências indicam que a economia norte-americana deixou para trás a recente fraqueza e está recuperando sua força.

"Os últimos dados sugerem que, no geral, a expansão ganhou alguma força", disse ele ao falar para o Comitê Orçamentário da Câmara dos Deputados. Ele acrescentou que o gasto do consumidor e o início de construção de moradias recuperaram-se em julho e que o investimento empresarial mantém seu ritmo sólido.

Greenspan ressaltou, porém, que as vendas no varejo no início de agosto mostram sinais mistos. O comentário serve como um sinal para a possibilidade de que haverá um terceiro aumento seguido nos juros do Fed, na próxima reunião do banco, dia 21.

O Fed aumentou sua taxa de juros em junho e em agosto, em 0,25 ponto percentual em ambas as ocasiões. Atualmente, a taxa de juros do banco é de 1,5% ao ano.

Sobre os altos preços do petróleo, Greenspan disse que não parecem ter um efeito duradouro sobre a inflação. "Apesar da alta dos preços do petróleo, a inflação e as expectativas de inflação diminuíram nos últimos meses."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;