Economia Titulo
Paralisação na Saned, de Diadema, pode acabar nesta quinta-feira
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) podem voltar ao trabalho hoje após dois dias de greve. Em reunião de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em São Paulo, a Justiça determinou a volta dos funcionários às suas funções mesmo sem acordo sobre o reajuste salarial. No entanto, a categoria fará uma assembléia pela manhã para decidir sobre a paralisação.

Segundo o diretor do Sinatema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Roberto Alves Silveira, as questões sociais foram acordadas na reunião, mas não houve avanços sobre a questão salarial. "Eles insistem nos 4,51% de reajuste, conforme a inflação medida pela INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A decisão vai a julgamento, mas a greve não foi considerada abusiva", disse.

Os trabalhadores da companhia de Diadema querem a correção da inflação conforme o ICV (Índice de Custo de Vida), do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), que apontou perdas de 4,69%, além de aumento real de 7%.

O dirigente conta que na assembléia de hoje deve ser encaminhada o fim da greve, pois o dissídio já está marcado, mas a decisão fica com os trabalhadores. "Se não tivéssemos feito a paralisação, não haveria avanços. E em momento algum do movimento a população foi prejudicada", afirmou Silveira.

A Saned também confirma que não houve acordo sobre o índice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;