Economia Titulo
Vendas no varejo na zona do euro sobem 0,6% em novembro ante outubro
08/01/2015 | 08:41
Compartilhar notícia


As vendas no varejo da zona do euro subiram mais que o esperado em novembro, uma indicação de que a queda nos preços de petróleo estão apoiando compras de outros bens. As vendas subiram 0,6% em novembro ante outubro, ficando acima da previsão, de alta de 0,3%. Na comparação anual, houve ganho de 1,5%.

Isso sugere que os gastos dos consumidores estavam em ascensão no quarto trimestre, provavelmente refletindo a queda dos preços do petróleo, o que teria deixado as famílias com mais dinheiro para gastar em outros bens e serviços.

A melhora em vendas no varejo foi impulsionada por um aumento de 1,4% nas vendas de itens excluindo alimentos e gasolina.

O avanço pode amenizar os temores de que a zona do euro está em risco de entrar em um longo período de deflação, quando os consumidores adiam as compras, porque acreditam que os preços devem cair no futuro. Esse processo tende a levar a uma queda na produção e uma nova baixa dos preços. Números divulgados na quarta-feira mostraram que os preços ao consumidor foram menores em dezembro na comparação com o ano anterior, marcando o primeiro declínio desde 2009. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;