Economia Titulo
Funcionários da Ford fazem carreata em Sao Bernardo
Do Diário do Grande ABC
18/01/1999 | 09:43
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos da Ford compareceram em peso no pátio da empresa, nesta manha, apesar de os ônibus fretados nao estarem circulando. A montadora deu licença remunerada, até o dia 29, e os trabalhadores vieram assim mesmo, atendendo ao chamado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas nao devem ocupar a fábrica nesta segunda-feira. O pátio externo foi liberado pela Ford para a realizaçao de assembléia, mas os portoes que dao acesso à fábrica permanecem fechados. O presidente do sindicato, Luiz Marinho, garantiu que a invasao das instalaçoes está descartada.

Marinho já deixou o local e embarcará ainda esta manha para o Paraná, onde participa da inauguraçao da nova fábrica da Volkswagen (Audi). Durante a cerimônia, ele pretende pedir audiência com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Empregados e demitidos da Ford formaram uma carreata e percorrem a via Anchieta e as ruas centrais de Sao Bernardo. Em seguida, eles vao se concentrar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A carreata já reúne mais de 300 carros e ocupa duas das quatro pistas da via Anchieta, na altura do quilômetro 18, no sentido Santos. O trânsito está totalmente prejudicado.

Começou também a coleta de dinheiro e alimentos para o fundo de solidariedade aos 2,8 mil demitidos da montadora. O Comitê de Cidadania do Rio de Janeiro anunciou a doaçao de duas mil cestas básicas. Os operários da Volkswagen doarao, no dia 20, o correspondente em dinheiro a duas horas de trabalho. Os da Ford, que continuam empregados, doarao 10 horas de trabalho. O sindicato espera juntar R$ 1 milhao, apenas este mês, para distribuir pelo menos R$ 350,00 a cada demitido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;