Internacional Titulo
Começa julgamento de ex-presidente africano por crimes de guerra
Por Da AFP
04/06/2007 | 08:12
Compartilhar notícia


O primeiro julgamento de um ex-chefe de Estado africano pela justiça internacional, o do ex-presidente liberiano Charles Taylor, acusado de crimes de guerra, começou nesta segunda-feira em Haia, sem a presença do réu.

Charles Taylor, 59 anos, deve responder a 11 acusações por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

De acordo com a promotoria, ele foi a figura central nas guerras civis que assolaram Libéria e Serra Leoa entre 1989 e 2003, com saldo de 400 mil mortos. Milhares de pessoas foram amputadas, estupradas ou submetidas à escravidão sexual durante o conflito financiado em grande parte pelo tráfico de "diamantes de sangue".

Charles Taylor se negou a comparecer ante os juízes e denunciou, em uma carta lida na abertura da audiência, a diferença de recursos entre a acusação e a defesa. "Cheguei à conclusão de que não gozarei de um processo eqüitativo no Tribunal Especial nesta etapa, e devo me recusar a assistir às audiências", escreveu.

"Não posso participar nesta comédia que é injusta para o povo da Libéria e para o povo de Serra Leoa. Só tenho um advogado para me representar contra nove para a equipe de acusação. Isto não é eqüitativo nem justo", prossegue o texto.

Taylor anunciou ainda que não dará mais instruções a seu advogado, o britânico Karim Khan, e este último afirmou que o ex-presidente assumirá a própria defesa.

No entanto, a juíza ugandesa Julia Sebutinde determinou o prosseguimento do julgamento. A corte determinou que o advogado de Taylor continuasse representando o cliente, mas este abandonou o local depois de uma discussão com a juíza.

Em seguida, o tribunal selecionou outro membro da equipe de defesa, Charles Jalloh, para representar Taylor na audiência.

O ex-presidente liberiano é julgado em uma câmara do TSSL (Tribunal Especial para Serra Leoa) deslocada de Freetown para Haia, nos edifícios do TPI (Tribunal Penal Internacional), a pedido das autoridades liberianas que alegaram motivos de segurança.

Taylor está detido no centro penitenciário de Scheveningen, na periferia de Haia. Ele se declara inocente das acusações.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;