Cena Política Titulo
Bruxo, Temer e o Grande ABC
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
20/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Eric Satine entrou no radar da mídia nacional ao falar que havia feito um ritual místico para tirar Michel Temer (PMDB) da Presidência da República. Ele previu a crise envolvendo o presidente entre 70 e 72 dias, previsão que se confirmou nesta semana, quando o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, revelou gravação de conversa com Temer na qual o peemedebista dá anuência a um pagamento de mesada para que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara Federal e que está preso em Curitiba, fique em silêncio. Há um ditado sobre quem mora na região que todos os assuntos têm relação com o Grande ABC. E Satine comprova o ditado. O autointitulado bruxo, tarólogo e leitor de auras mora em Rio Grande da Serra.

Vacas magras

Os tempos realmente são outros. Em anos anteriores, o aniversário de Luiz Marinho (PT) era comemorado com pompas em São Bernardo. Então prefeito, o petista organizava festa em grandes casas da cidade, com a presença de figuras ilustres da política nacional. Agora, depois da derrota de Tarcisio Secoli (PT) no pleito do ano passado e da derrocada petista na região, tudo está mais modesto. A direção do PT local pediu a cada militante para levar prato de doce ou salgado e bebida para comemorar os 58 anos de Marinho, em festa organizada para hoje.

Esqueceu

Alguns petistas de Santo André não engoliram as críticas do ex-deputado federal Vanderlei Siraque ao governo do ex-prefeito Carlos Grana, principalmente quando disse que não tinha espaço no Executivo. Lembram esses petistas que Gilmar Silvério, velho escudeiro de Siraque, foi secretário de Educação. E que Homero Nepomuceno, titular da Saúde, sempre foi aliado do ex-deputado.

Posse

Hoje, Brás Marinho, irmão do ex-prefeito Luiz Marinho, é empossado oficialmente presidente do PT de São Bernardo. Será seu segundo mandato à frente do diretório. O evento contará com participação ilustre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será a primeira aparição pública de Lula após as delações premiadas dos irmãos Batista, donos da JBS.

Comparações

Interlocutores do ex-prefeito Clóvis Volpi (sem partido), de Ribeirão Pires, dizem que ele adotou estratégia de conversar com cada um dos vereadores da cidade para reverter uma condenação de suas contas. Segundo eles, Volpi tem falado que os jovens parlamentares defendem um prefeito enrolado com a Justiça, como Adler Kiko Teixeira (PSB), e deveriam absolver um político que não agiu de má-fé em sua gestão.

Queimou largada

Presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD) quis mostrar estar atento ao cenário nacional e, antes mesmo do pronunciamento do presidente Michel Temer (PMDB), cravou, durante a sessão, que o peemedebista renunciaria ao cargo. Minutos depois, com a confirmação da manutenção de Temer, Rubão ficou quieto ao ser informado da decisão presidencial.

Lei de Acesso

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) promoverá na quinta-feira, das 9h30 às 12h30, no auditório nobre José Luiz de Anhaia Mello, na Capital, a palestra Cinco anos da Lei de Acesso à Informação – da Implantação à Prática. As inscrições estão disponíveis no site www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos e debaterá a legislação implementada em 2012. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;