Política Titulo
Diadema passa a ter Fórum Permanente de Direitos Humanos
Do Diário do Grande ABC
22/01/2005 | 15:11
Compartilhar notícia


As mais de 160 propostas agrupadas no relatório Diferentes como pessoas, iguais em direitos, preparado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Diadema, foram entregues na quinta-feira à noite a representantes da Prefeitura, das entidades e do próprio Legislativo. Para garantir que essas idéias se tornem realidade, foi formado o Fórum Permanente de Direitos Humanos, que se reunirá bimestralmente – o primeiro encontro será na Câmara, dia 16 de março.

Estavam presentes mais de 40 pessoas ligadas a ONGs (Organizações Não-Governamentais), fóruns específicos e conselhos da cidade. Todos eles estiveram na 2ªConferência Municipal de Direitos Humanos, realizada em 2003, e tiveram participação direta no levantamento das propostas, por meio dos grupos de trabalho – 11, que atendem desde a criança e adolescente até os moradores de rua. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador José Antonio da Silva (PT), aproveitou a reunião para se despedir do mandato. Nesta sexta-feira, o petista se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Educação.

Como são abrangentes, as propostas constantes do relatório atendem às expectativas de grupos diversificados e dependem da cobrança contínua para não caírem no esquecimento. Alguns participantes lembraram que o envolvimento dos vereadores deverá ser mais efetivo, já que parte das ações dependem de leis. Como exemplo foi citada a penalização para atos de discriminação sexual, principalmente contra os homossexuais.

Outros ressaltaram a necessidade de atrair a população para participar dos fóruns já constituídos. Apesar da tradição de organização popular existente na cidade, muitas pessoas ainda se excluem das discussões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;