Setecidades Titulo
Poluente ajuda a recapear pneus
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
06/06/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Partículas de carbono retiradas dos filtros de 60 ônibus da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) estão servindo de matéria-prima para a fabricação de borracha usada na recapagem de pneus. O processo foi inciado há um mês. Por meio de uma parceria, a ETCD cede o material particulado e a empresa que produz a borracha, a Pneus Jato, fornece pneus recuperados.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Marco Antonio Mroz, quatro ônibus já estão circulando com pneus recapeados desde a semana passada. “Ainda é cedo para quantificar quanto podemos economizar com a compra de pneus novos porque o processo está apenas no início”, diz.

Segundo Mroz, a idéia da parceria surgiu da necessidade da empresa de se livrar das partículas. “Os filtros foram instalados para reduzir a poluição no ar. Não fazia sentido agora retirar esse material e jogá-lo no ambiente. Foi uma solução excelente, porque eles (empresa) precisam do material e nos ajudam a reciclá-lo. É uma forma de contribuir mais com a preservação ambiental.”

Os filtros – feitos de aço inoxidável – foram instalados nos ônibus em 2005 e, segundo Mroz, ajudam a reduzir em até 40% a emissão de material particulado na atmosfera.

Ainda de acordo com o secretário, a ETCD tenta sensibilizar a Viação Imigrantes (particular) para que também instale os filtros em seus ônibus. Procurada, a empresa não respondeu se pretende usá-los. “Temos 1,8 mil caminhões cadastrados. Tentaremos a mesma coisa com os proprietários. Cada filtro custa cerca de R$ 700. Não é um custo alto, se considerarmos os ganhos ambientais”. A durabilidade dos filtros é de aproximadamente sete anos.

A Pneus Jato ainda não sabe o tempo de durabilidade dos recapeados. “Estamos avaliando como está o desgaste”, disse o diretor da empresa, Patrick Susca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;