Economia Titulo Plástico
Produção de embalagens cai 9,67% no 1º semestre
Por
20/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A produção física de embalagens no Brasil registrou uma queda de 9,67% no primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado, informou hoje a FGV (Fundação Getúlio Vargas), que elabora o estudo para a Abre (Associação Brasileira de Embalagens). Os segmentos que mais puxaram a baixa foram os de embalagens de madeira e vidro, que tiveram recuo de 27% e 18,28%, respectivamente.

A projeção é de que o setor se recupere somente em 2010. Apesar disso, o índice de produção da indústria deve encerrar o ano com queda de 6% em relação ao registrado em 2008. As exportações diretas de embalagens, no primeiro semestre, somaram US$ 159,6 milhões, o que indica uma queda de 42,99%.

Segundo o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, no início do próximo ano o setor conseguirá apresentar níveis de produção equivalentes ao patamar visto em setembro de 2008.

Desde o agravamento da crise, o nível de produção da indústria de embalagens apresentou retração superior a 20%. Aos poucos, no entanto, o setor veio dando sinais de recuperação. No segundo trimestre a queda do indicador na comparação anualizada já foi menos expressiva, de 8,52%.

Para o terceiro trimestre a projeção da FGV aponta queda de aproximadamente 5%. "Há a expectativa de que no quarto trimestre deste ano o setor possa voltar a crescer, em 1%, ante o mesmo período de 2008", projetou Salomão.

A expansão prevista para o quarto trimestre deste ano é fundamentada na perspectiva de recuperação do setor e na fraca base de comparação apurada nos três últimos meses de 2008.

A deterioração do indicador do setor no final do ano passado resultou em queda da taxa de utilização das indústrias de embalagens para 80,7% em janeiro de 2009, contra 87,6% em outubro de 2008.

Desde dezembro do ano passado, no entanto, o índice de produção física já cresceu 8,68%, compensando parcialmente a retração de mais de 20% vista entre outubro do ano passado e março deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;