Cultura & Lazer Titulo Música
Nuno Mindelis a serviço de outros sons
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
25/10/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Referência no cenário do blues nacional, o virtuoso guitarrista Nuno Mindelis demonstra modéstia, e até insegurança, quando fala a respeito de sua produção. Por conta disso, o repertório do show que realiza neste sábado, às 20h, no Teatro do Sesc Santo André, depende da receptividade do público à proposta inovadora defendida pelo artista em seu mais recente trabalho, o nada ortodoxo CD Outros Nunos, lançado em 2005.

Ou seja, se a platéia for por composta por admiradores puristas do gênero forjado no século passado na região do Delta do Mississippi, nos Estados Unidos, o instrumentista dedilhará riffs e acordes de Muddy Watters, Peter Green e outros ícones blueseiros.

Caso perceba que os fãs terão flexibilidade para apreciar o diálogo entre o blues e estilos como o hip hop, a MPB e a música eletrônica, ele mostrará suas outras facetas. "Vai depender do clima que estiver rolando. Embora eu tenha certeza de que existe uma tribo que é minha, independentemente de tocar blues ou não, ainda há surpresas. Quando lancei o Outros Nunos tinha muito purista que esperava que eu vomitasse sangue das guitarras", relembra Nuno.

No palco, ele divide os holofotes e as incertezas com os músicos Rodrigo Mantovanni (baixo), Humberto Ziegler (bateria) e Flávio Naves (teclado).

Satisfação - Apesar da pouca repercussão e dos narizes torcidos dos ouvintes mais conservadores de blues, o guitarrista se considera satisfeito com o resultado artístico do disco, que conta com as participações da cantora Zélia Duncan e de Rappin' Hood. Ele não renega o estilo que o tornou conhecido, mas gostaria de continuar investindo na desconstrução de clichês musicais. "Foi altamente libertador. Gostaria de continuar nessa direção. Acho que um solo de guitarra, por mais refinado que seja, é algo previsível."

Inglaterra - Atualmente, Nuno prepara um CD para ser lançado na Inglaterra, onde realizou turnê em 2007. Durante a temporada inglesa, gravou uma participação em um álbum com medalhões do rock dos anos 1970, a convite de John Williamson, guitarrista da lendária banda britânica The Animals.

"Estou fazendo um disco para ser lançado no mercado inglês, mas sem arrogância. Os shows do Outros Nunos tiveram boa aceitação por lá, apesar de as pessoas não entenderem as letras."

Nuno Mindelis - Show. Neste sábado, às 20h. No Teatro do Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: de R$ 5 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;