Cultura & Lazer Titulo Internet
Novo Oasis já na web
Por
02/10/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Dizem que Liam Gallagher, cantor do Oasis, já foi visto às 6h30 caminhando por Hampstead Heath com os filhos vestidos com uniformes escolares, a caminho da escola. A ovelha negra do rock inglês? Levando os filhos à escola? Soa inverossímil, não? "Mas é verdade. Antigamente, essa era a hora que eu chegava em casa, saindo de um pub. Gastava mais tempo bebendo do que com qualquer outra coisa. Agora, eu gasto meu tempo com meus filhos. E eles estão ótimos, obrigado por perguntar", confirmou o próprio Liam, por telefone, de Londres, ontem, dia em que a banda disponibilizou para audição seu último disco no site MySpace.

Nada mal para o encrenqueiro mais famoso do rock, o cara capaz de perder dentes em brigas (perdeu os dois incisivos num bar em Munique, em 2002). Naquela noite, o baixista da banda, Andy Bell, recebeu a seguinte ligação: "Olá, Andy. Aqui é o seu contador e a razão pela qual eu estou te ligando é porque todo o resto da banda está na prisão".

Mas, enquanto isso o irmão mais velho, Noel, parece que regrediu emocionalmente, comparecendo à gravação de um programa da BBC completamente bêbado. Liam parece estar criando juízo - o que não o impede de manter uma velha tradição, a de dizer muitas vezes aquela palavrinha com ‘f', uma vez a cada frase.

"Se os críticos não gostarem, que se f... Eu gosto. É esse o som do Oasis, é isso que o Oasis está fazendo e pensando no momento", vociferou Liam, numa tentativa de explicar qual é a sua postura filosófica diante do lançamento do sétimo e psicodélico disco de estúdio da banda, Dig Out Your Soul (Reprise Records/Sony Music). Produzido por Dave Sardy, o álbum que sucede Don't Believe the Truth (2005).

Dig Out Your Soul traz mais do lado compositor de Liam Gallagher, que não compunha nada no início do grupo. Sua primeira tentativa foi com James, que mostrava jeito, mas ainda era meio incipiente. Há uma referência à briga no hotel de Munique em Ain't Got Nothin. O guitarrista Gem Archer definiu a nova balada de Liam, I'm Outta Time, como "maravilhosa" e contou que foi composta da seguinte forma: Liam escreveu metade dela de uma vez e só conseguiu compor a outra metade um ano depois. "Não sou um compositor, sou um cantor de rock'n'roll. Faço umas musiquinhas, mas eu me defino apenas como um cantor de rock. Esse é o meu negócio", explicou Liam, dizendo não ter a ambição de rivalizar com o irmão Noel no negócio de compor. Sua letra, no entanto, é pungente e tem bom apelo. "Give myself some peace of mind/You know is getting hard to fly" (numa tradução mais folgada: "Me dê algum refresco para a mente/ Você sabe como é duro sair do chão".

Mas Liam, diligentemente empenhado em falar com todo mundo para promover seu álbum, não entra nessa de papo-cabeça. "Muito do que escrevo trata de minha própria vida, das coisas que penso. Mas não é nenhum tipo de manifesto, não quero fazer regra para a vida de ninguém. As letras apenas refletem o que se passa na minha vida." Não é só isso, claro: quem mais poderia grunhir com tanta propriedade o refrão "agite o réptil que há dentro de você, baby", como ele faz na canção The Turning?

Liam só parece mais confortável quando questionado a respeito da comparação entre esse novo disco do Oasis e o clássico Revolver, dos Beatles, das semelhanças entre os álbuns. "Bem, é um dos meus discos favoritos. Mas não acho que eu tenha capacidade de fazer algo parecido. O que sei é que é um disco f..., Está soando maravilhosamente bem."

Além das canções de Liam e Noel, o disco traz duas faixas dos outros integrantes da banda, Nature of Reality e To be Where There's Life. Há um sample da voz de John Lennon durante uma entrevista a uma rádio dois dias antes de sua morte. E as inspirações vêm de diferentes fontes - a faixa de abertura, Bag it Up, por exemplo, segundo disse o guitarrista, compositor e cantor Noel Gallagher à nova edição da revista Q, que está nas bancas, Bag it Up baseia-se também em elementos de suas experiências alucinógenas.

"Bag it Up trata da época em que eu costumava usar drogas psicodélicas. A gente sempre lembra nossas viagens de ácido e cogumelos e cheirando cola dos tempos de moleque", afirmou, acrescentando que cheirar cola foi a primeira experiência dele e do irmão com drogas e que eles chegaram a reviver isso nos anos 1990.

A última turnê do Oasis terminou em março de 2006 - um dos últimos shows foi justamente aquele do estacionamento do Credicard Hall, no Brasil. Liam diz que já está nos planos da banda o retorno à América do Sul.

"Estou sempre excitado com essa possibilidade, cara! Acho que iremos, sem dúvida. Meu negócio é cantar numa banda de rock. As pessoas gostam, eu gosto, a gente toca para quem gosta. O Brasil tem muita gente que gosta da gente", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;