Setecidades Titulo Trecho de serra
Anchieta terá faixa da esquerda liberada para ônibus

Medida valerá para a pista sentido Litoral, entre 18h e 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de outubro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Usuários do transporte coletivo terão o tempo de viagem com destino ao Litoral reduzido a partir de outubro. Isso porque ônibus estarão liberados para circular na faixa da esquerda da pista Sul da Anchieta no trecho de Serra – km 40 até km 55 – entre 18h e 20h, de segunda a sexta-feira.

A proposta foi aprovada ontem, após reunião entre a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), Ecovias (concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes), Polícia Militar Rodoviária e associações de usuários de fretamento, e ainda precisa ser regulamentada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A expectativa é que em 60 dias a sinalização e a fiscalização do trecho já estejam adaptadas.

O objetivo é reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus em aproximadamente 30% no trecho de serra. Conforme explica o diretor de operações da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), Geovanni Pengue, o tempo médio de descida da serra por ônibus em condições normais hoje é de 30 a 40 minutos. A expectativa é que passe a demorar cerca de 20 minutos, segundo ele.

De acordo com a Ecovias, cerca de 250 veículos fretados fazem o transporte de usuários entre a Capital e a Baixada Santista entre as 18h e 20h, diariamente. Para Pengue, a medida tem o objetivo de organizar o tráfego no sentido Litoral e, com isso, proporcionar mais segurança aos veículos na descida da serra, que normalmente fica congestionada nos horários de pico. “A partir da alteração, os caminhões vão circular pela faixa da direita e os ônibus dividirão a faixa da esquerda com os veículos leves”, diz.

A ação passará por período de avaliação durante 90 dias e a expectativa de Pengue é que a alteração seja reavaliada periodicamente. “Inicialmente temos a ideia de manter a mudança até setembro de 2014, quando estão previstas finalizações das obras que estão sendo realizadas no viário de Cubatão e a ampliação da Cônego Domênico Rangoni”, comenta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;