Internacional Titulo
Ex-premiê é reeleito líder do partido Likud em Israel
Da AFP
15/08/2007 | 11:33
Compartilhar notícia


O ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu foi reeleito para a direção do partido Likud nas eleições primárias, nas quais seu principal adversário de extrema direita obteve progressos, segundo os resultados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

Netanyahu, 57 anos, obteve na terça-feira mais de 73,2% dos votos emitidos no maior partido de oposição de direita, enquanto seu rival da extrema-direita, Moshe Feiglin, 45, obteve 23,4%, e Danny Danon, 3,4%.

A taxa de participação chegou a 39% entre os 95 mil membros do Likud.

Moshe Feiglin, um colono que se opõe a qualquer concessão territorial aos palestinos e questiona o direito de voto dos árabes israelenses, obteve 4% dos votos em 2003, e 13% em 2005, durante as eleições internas do Likud anteriores.

"Esta eleição representa o começo de uma verdadeira revolução dentro do Likud", declarou Feiglin à rádio militar. Segundo ele, a tentativa de Netanyahu de apresentar o Likud como um partido "de direita light está destinada ao fracasso".

Os jornalistas israelenses boicotaram o processo eleitoral para protestar contra o fato de os organizadores terem mudado as salas na última hora para evitar que Feiglin fosse filmado ou fotografado junto com Netanyahu.

Netanyahu considerou que os resultados de Feiglin não teriam "influência alguma no Likud e na composição da lista de deputados para as próximas eleições". "Não somos um movimento messiânico, somos um movimento sionista, nossa via está no centro", afirmou Netanyahu, que classificou o grupo de Feiglin de "minoria insignificante".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;