Internacional Titulo
Fotos tornaram iraquianos mais agressivos, diz ex-refém
Por Da AFP
09/05/2004 | 13:59
Compartilhar notícia


O americano Thomas Hamill, que retornou aos Estados Unidos após escapar de um cativeiro no Iraque, disse que seus seqüestradores se tornaram mais agressivos após verem as fotografias de soldados americanos praticando abusos e torturas contra prisioneiros iraquianos.

"Não vou entrar em detalhes, mas meu tratamento mudou e temia que se tornasse muito pior", disse Hamill aos jornalistas. Ele conseguiu escapar do cativeiro no domingo passado e foi encontrado por tropas americanas ao sul de Tikrit, no norte de Bagdá.

"Depois da divulgação das fotos na imprensa, começaram a me acorrentar de noite e percebi que devia acelerar minha fuga", acrescentou. Hamill, contratado como motorista pela empresa Kellogg, Brown and Root — KBR, filial da companhia americana Halliburton —, foi dado como desaparecido em 9 de abril, quando o comboio de abastecimento que integrava foi vítima de uma emboscada em Bagdá. Na ação, quatro de seus acompanhantes morreram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;