Cultura & Lazer Titulo
Linkin Park: ingressos à venda a partir de terça
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
08/08/2004 | 21:16
Compartilhar notícia


A história, com uma forcinha de Bin Laden, tem no 11 de setembro uma data de pesares. Três anos depois dos atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, a data agora promete entrar para a história por motivo menos lúgubre, pelo menos para um séquito de brasileiros habituados a apertar o dedo no botão de volume do som toda vez que se insinuam certos acordes de nu metal. Será em 11 de setembro próximo, daqui a quase um mês, a primeira visita da banda norte-americana Linkin Park ao Brasil.

O sexteto formado na cidade de Santa Mônica (Califórnia) e ultrapopular entre os adolescentes desembarcará no Estádio do Morumbi, em São Paulo, onde fará o único show na América Latina de sua atual turnê, que já correu Europa e que acontece nos Estados Unidos exatamente agora, em Estados como Virgínia, Geórgia e Flórida, enquanto os fãs do Brasil juntam os trocos para não perder sua vaga no concerto.

Os ingressos começam a ser vendidos na terça em quatro pontos da capital. Pela assiduidade da banda em FMs, os bilhetes devem durar nos guichês tanto quanto quirela em galinheiro. Sobretudo porque, entre terça e o próximo dia 25, serão vendidos a preços promocionais, de R$ 30 a R$ 60 mais baratos em relação ao valor absoluto. A aquisição da entrada com desconto nesse período está condicionada à doação de no mínimo 1 kg de alimento não perecível por ingresso – os suprimentos arrecadados serão doados à campanha Fome Zero, do governo federal. A partir do dia 26, começam as vendas dos ingressos sem deságio e das meias-entradas para estudantes.

O show, que terá abertura da banda santista Charlie Brown Jr., inaugura o Chimera Music Festival, evento que nesta primeira edição reverberá entre roqueiros e rappers. Em 18 de setembro, uma semana após a performance dos nu-metaleiros, haverá a versão hip hop, cujo destaque é o rapper norte-americano 50 Cent, que estréia no Brasil. Na mesma noite em que se exibe o prodígio de Nova York, no Pacaembu, haverá apresentações de colegas brasileiros do rhythm and poetry (rap), como Marcelo D2, Negra Li, Rappin’ Hood e a banda O Rappa. Os ingressos para 18 de setembro também estarão disponíveis a partir de terça.

Novo metal, de novo – O Linkin Park habita a laje de um gênero batizado nu metal, representa o ápice mercadológico de uma espécie de heavy metal cujas peculiaridades se percebem em bandas como Limp Bizkit, Korn e Evanescence.

Foi um dos grupos que mais vendeu discos neste século – juntos, seus quatro álbuns já ultrapassaram 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Nu metal é corruptela de new metal (novo metal, em inglês). Pretende completar a miscigenação sonora que anunciavam os anos 1990 com o grunge do Nirvana, o funk-metal do Faith No More e o rap-metal do Rage Against the Machine. A mestiçagem transparece na mistura de elementos do heavy metal (criação de músicos brancos) e do rap (dos negros), num som ruidoso, agressivo, forçosamente melódico e repetitivo – estas duas últimas considerações colocam em risco, junto aos apaixonados nu-metaleiros, quem critica o gênero.

Numa avaliação apressada sobre a evolução do rock, o nu metal seria o Homo sapiens do heavy metal enquanto Led Zeppelin e Black Sabbath seriam neandertais. Entretanto, é o metal se autoconsumindo, ruminando velhos modelos para regurgitar a gororoba pop – e, aqui, nu metal pende mais para anomalia que para evolução.

Seis integrantes gozam da majestade do Linkin Park no gênero: Chester Bennington nos vocais, Mike Shinoda como MC (vocalista com trejeitos de rapper), o guitarrista Brad Delson, o baterista Rob Bourdon, o baixista David Farrell (apelidado Phoenix) e o DJ Joseph Hahn. Formada em 1996, a banda tem somente dois discos de inéditas, Hybrid Theory (2001) e Meteora (2003), um gravado ao vivo, Live in Texas (2003), e um de remixes, Reanimation (2002).

Um sexteto que incrementa seu som com letras de cunho existencialista, numa espécie de masoquismo espiritual, como se os integrantes almejassem o título de jovens Werther do século XXI. Tal qual a personagem do escritor alemão Johann Goethe (1749-1832), escrevem (em música) um diário de sofrimentos e dúvidas insuportáveis.

São muitos os hits-mártires, como Somewhere I Belong, From the Inside, Crawling e In the End. Por exemplo, em One Step Closer: “Estou prestes a ruir/ Preciso de espaço para respirar”; ou em Easier to Run: “Ferimentos profundos que nunca se mostraram/ Nunca desaparecem”; ou ainda, em Numb: “Tudo o que desejo/ É ser mais como eu/ E menos como você”. Esse autoflagelo é em parte atribuído ao fato de o vocalista e letrista Chester ter supostamente sofrido abusos sexuais quando criança.

Fãs acamparão – Essas feridas monumentais granjeiam adoradores. No Brasil, onde 50 mil cópias valem um disco de ouro e onde Meteora teve mais de 150 mil unidades vendidas, não é diferente. “Comprarei o ingresso no dia 10 (terça) mesmo”, afirma Fernando Teixeira, de São Bernardo, baterista do Linkin Park Cover, banda atualmente em repouso por conta das obrigações estudantis dos integrantes.

Para o show, ele deve ir com uma trupe de amigos, colegas músicos e respectivas namoradas. “Vamos fazer rodízio. Chegaremos lá uns dois dias antes e vamos acampar, sempre nos revezando. Se já tiver alguém na porta do estádio, vamos mais cedo ainda”, diz o fã, que completará 23 anos no dia do show.

Embora bem-sucedido, o Linkin Park não é unanimidade. “Sei que os caras têm lá o estudo deles, que são até bons músicos. Mas não dá. É muito ruim, velho!”, afirma o tecladista Mitsuo Okagawa, 20 anos, de Santo André. Adepto de metal como o do Sepultura “das antigas” (leia-se fase Max Cavalera), não iria de jeito nenhum ao show de Linkin Park. Nem se pagassem? “Hum! Quanto?”, responde Okagawa, às gargalhadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;