Internacional Titulo
Premiê israelense adia plano de retirada unilateral da Cisjordânia
Da AFP
18/08/2006 | 08:24
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, admitiu que o plano de retirada unilateral da Cisjordânia está paralisado atualmente, depois do conflito no Líbano com a milícia xiita do Hezbollah.

Olmert admitiu durante a semana a ministros e líderes de seu partido, Kadima, que era "inoportuno" aplicar o plano de "reagrupamento" e que o governo daria prioridade à reconstrução das áreas do norte do país destruídas pela guerra.

Segundo informou nesta sexta-feira uma fonte ligada ao chefe de governo, Olmert disse que no momento há poucas possibilidades de que a opinião pública aceite o plano, depois que Israel foi alvo de foguetes disparados a partir de dois territórios dos quais o Exército israelense se retirou nos últimos anos: sul do Líbano (evacuado em maio de 2000) e Faixa de Gaza (setembro de 2005).

O Estado-Maior advertiu para os riscos de uma retirada unilateral na Cisjordânia e o ministro da Defesa, Amir Peretz, também se opôs, privilegiando um acordo prévio com a Autoridade Palestina, segundo a mesma fonte.

De acordo com o programa de Olmert, o gabinete israelense pretendia retirar 70 mil judeus que vivem em colônias isoladas para reagrupá-los em blocos de assentamentos que seriam anexados pelo Estado hebreu. Esta área ficaria dentro da "barreira de segurança" que Israel constrói na Cisjordânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;