Internacional Titulo
Papa pede respeito à vida em Lourdes
Da AFP
15/08/2004 | 12:07
Compartilhar notícia


Muito debilitado pela doença, mas empenhado em se dirigir pessoalmente a mais de 300 mil peregrinos, o papa João Paulo II pediu neste domingo, numa missa celebrada no santuário da Virgem de Lourdes, que a vida seja respeitada desde o princípio até o final, numa clara condenação ao aborto e à eutanásia. Na homilia lida na entrada da gruta onde, segundo a tradição, a Virgem apareceu a uma jovem em 1858, o pontífice pediu às mulheres do mundo que façam "tudo o que estiver em suas mãos" para que a vida seja preservada.

"A vocês, irmãs, peço urgentemente que façam tudo que for possível para que a vida, qualquer vida, seja respeitada desde a concepção até seu fim natural", pediu João Paulo II, com grandes dificuldades para terminar sua homilia. O papa mostrou mais uma vez sua oposição ao feminismo radical, que foi o motivo de uma carta dirigida aos bispos da Igreja Católica há 15 dias. Além disso, o Vaticano reiterou na semana passada sua condenação à clonagem de embriões, depois que o governo britânico autorizou a realização de experiências nesse campo.

As palavras do papa provocaram os aplausos das cerca de 300 mil pessoas reunidas, segundo dados divulgados pela Conferência Episcopal francesa. Trêmulo, apoiando a cabeça nas mãos e sem poder evitar por momentos expressar a dor, João Paulo II comandou a missa de duas horas e o angelus posterior até o final, apesar do intenso calor que o obrigou a pedir no meio da cerimônia um copo d'água.

Esta é a oitava viagem do papa à França e a segunda a Lourdes. O pontífice é um fervoroso devoto da Virgem Maria. Na missa solene, o governo francês foi representado pelo ministro do Interior, Dominique de Villepin, e pelo ministro da Previdência e ex-prefeito de Lourdes, Philippe Douste-Blazy.

Além disso, João Paulo II presidiu a eucaristia acompanhado de dezenas de cardeais, bispos e sacerdotes franceses e do mundo inteiro, além de um seleto grupo de colaboradores pessoais que acompanhavam a todo momento seu estado de saúde. O papa rezará ainda sozinho diante da Virgem de Lourdes antes de voltar a Roma na tarde deste domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;