Economia Titulo
Telefónica recebe multa recorde da Justiça espanhola
Da AFP
06/04/2004 | 10:45
Compartilhar notícia


O TDC (Tribunal de Defesa da Concorrência) espanhol determinou nesta terça-feira uma multa de 57 milhões de euros para a gigante das telecomunicações Telefónica, por "abuso de posição dominante" no mercado frente as operadoras alternativas de telefonia fixa.

O TDC considera que a atitude da Telefónica é "muito grave", pois "afeta o processo liberalizante" no setor das telecomunicações. Esta multa, a décima que o TDC impõe à empresa, é a de valor mais elevado historicamente no que diz respeito a apenas uma companhia.

A Telefónica já informou que vai recorrer da decisão do TDC ante a Audiência Nacional, principal instância penal espanhola. Um porta-voz da empresa, que tem forte presença na América Latina, considerou a decisão do TDC "desproporcional" e "exagerada do ponto de vista da jurisprudência".

A decisão do TDC foi motivada por uma queixa apresentada pela Astel (Associação de Empresas de Operadoras e de Serviços de Telecomunicações) em dezembro de 2000. A entidade considerava que a Telefónica obstruía a pré-seleção de chamadas por parte de sus clientes.

Essa modalidade permite que um cliente da Telefónica que paga a conta de assinatura mensal ao grupo possa ligar desde seu telefone fixo através de outras operadoras, sem ter que marcar um prefixo prévio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;