Esportes Titulo
Leão defende santistas do fracasso na Sub-23
Do Diário OnLine
28/01/2004 | 00:54
Compartilhar notícia


Os cinco atletas do Santos que participaram do fracasso da Seleção Sub-23 no Pré-Olímpico ganharam um defensor aguerrido nesta terça-feira: o técnico Emerson Leão. Escolado em ‘frituras’ promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador, que já foi demitido da Seleção por telefone, após a eliminação na Copa das Confederações de 2001, avisou aos jornalistas que os ‘selecionáveis’ estavam de volta a um ambiente protegido dos abalos provocados pela eliminação no Chile. "O Santos é o porto seguro destes atletas e aqui eles terão o respaldo para se recuperar."

Leão iniciou sua defesa alegando que os cinco jovens santistas fizeram sacrifícios para defender a Seleção num momento em que deveriam estar em férias. "Nossos atletas saíram daqui na melhor forma, foram convidados a participar e atenderam com todo o entusiasmo e respeito, perdendo uma série de coisas."

Depois, o treinador santista criticou a conduta dos dirigentes da CBF, que receberam Diego e Robinho como astros e passaram a criticá-los depois do fracasso no Pré-Olímpico. "Casamento é na alegria e na tristeza", comparou.

Leão não gostou dos ataques que os cartolas fizeram à conduta de Diego e Robinho durante a concentração no Chile. "Se eles excederam em seus comportamentos é porque deram espaço. Aqui não há excessos, mas há muitas brincadeiras saudáveis. Falar sentado numa cadeira, daqui do Brasil, é fácil. Quero ver ir lá", defendeu o treinador santista.

Última vez - Diego concordou em falar sobre o fiasco da Seleção nesta terça-feira, mas avisou que será a primeira e última vez que mencionará o assunto enquanto estiver no Santos. O jogador alegou que não quer "contaminar" o clima do clube com os problemas da Sub-23.

O camisa 10 disse que estava triste com a chance perdida de disputar uma Olimpíada e tratou de dividir a responsabilidade pelo fracasso com todos os colegas de Seleção. "Quando se perde, perdem todos. Quando vencemos, é o mesmo."

"Estou assumindo apenas a minha parcela de culpa, porque acho que cada um tem um pouco. É normal. Só cobram de quem tem capacidade e potencial. Quando tenho sucesso, eu sou elogiado. Como eu era um dos principais jogadores da Seleção, estou aqui para ser criticado e rebater algumas dessas críticas", defendeu-se.

"Todo mundo falou que era a Seleção de Diego e Robinho; que Diego e Robinho iam decidir. Mas a gente sabe que não é nada disso. Foram vocês (da imprensa) que diziam isso." Diego esclareceu em seguida: "a imprensa não teve culpa. De jeito nenhum. Quem tem culpa são os jogadores, que entraram em campo e não conseguiram a vaga."

Diego também assimilou as críticas do coordenador técnico da Seleção, Mário Jorge Lobo Zagallo, que o acusou de excesso de brincadeiras durante a concentração no Chile. "Talvez tenha acontecido isso mesmo, mas serve de lição. Eu aprendi e sei que não devo ter o mesmo comportamento daqui para frente. Precisamos aprender com os nossos erros."

Outro esclarecimento que Diego fez questão de prestar se refere à suposta briga que teve com Dudu Cearense nos vestiários, durante o intervalo do jogo contra a Argentina, quando foi cobrado pelo volante a apresentar mais futebol dentro de campo. "É lógico que existiu cobrança mais grossa, pois no futebol você dificilmente pede por favor dentro de campo. Mas não houve briga no elenco."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;