Cultura & Lazer Titulo
Cláudia Rodrigues é diarista descolada
Renata Petrocelli
Da TV Press
19/05/2004 | 20:39
Compartilhar notícia


Não é só a descolada Marinete que se desdobra para dar conta de tanto trabalho em A Diarista, humorístico que vai ao ar às terças-feiras, após o Casseta & Planeta Urgente!, na Globo. A intérprete Cláudia Rodrigues quase não tem tempo para outra coisa a não ser as gravações do programa semanal. Cláudia já tem oito anos de carreira na TV e passagens pelos humorísticos Escolinha do Professor Raimundo, Sai de Baixo e Zorra Total.

Animada, a atriz não tem dúvidas sobre a mudança de patamar na carreira. “O Alvarenga mudou meus conceitos. Já fazia bem o humor rasgado, os tipos, mas aqui é dramaturgia com humor”, afirma, sem poupar elogios ao diretor José Alvarenga Jr.. Já o fato de ter um programa próprio não tira os pés de Cláudia do chão: “Só estou protagonizando um programa”.

TV PRESS – O que A Diarista representa na sua carreira?

CLÁUDIA RODRIGUES – Fiquei feliz por ter sido convidada para este projeto. Muita gente acha que a idéia foi minha, mas na realidade a Marinete me foi encomendada pelo Mário Lúcio Vaz. E é ótimo saber que pensaram em mim para viver esta personagem. Além disso, estou feliz por poder experimentar um tipo de atuação que não tive a oportunidade de desenvolver ao longo de oito anos na Globo.

TV PRESS – O que muda na sua interpretação em um programa como A Diarista?

CLÁUDIA – Já tinha feito outras empregadas domésticas. A diferença é que esta não é tão caricata. Ela tem um contorno humano muito forte. Estamos mostrando a realidade, os problemas e os sentimentos de uma classe com humor. Acho que é a primeira vez que se fala desta classe com tanta verdade e fidelidade. A sensação que tenho é de que a cada semana passo por uma estréia diferente. O trabalho que eu fazia antes já podia fazer sem pensar, quase caía no automático. Aqui tenho de estudar, trocar com atores diferentes a cada semana, lidar com diferentes modos de interpretação, com diferentes histórias.

TV PRESS – Como você criou a Marinete?

CLÁUDIA – A criação é muito coletiva. É claro que ela tem muita coisa minha, mas tenho de ouvir o diretor, os autores. Não posso chegar e dizer: “Ela é assim e pronto”. Então, parti da visão deles e também dos depoimentos das diaristas. Colhemos diversos depoimentos. Muitas vezes, crio alguma coisa e lá na frente é que vou descobrir que algo me inspirou – um gesto, uma fala, um olhar. Acho que a gente tem uma espécie de arquivo de onde tira essas coisas.

TV PRESS – Neste seu arquivo havia muitas informações sobre serviços domésticos?

CLÁUDIA – Olha, eu tenho intimidade com a coisa. Não tenho problemas se tiver de limpar uma privada, por exemplo. É claro que minha profissão é outra, minha cabeça está voltada para outras coisas. Mas faço questão de saber o que tenho em casa: copos, pratos, lençóis. Gosto de arrumar a casa, ter as coisas nos lugares certos. Acho que este cuidado é importante.

TV PRESS – Você diria que esta é a tarefa mais difícil no trabalho da Marinete?

CLÁUDIA – Acho que o pior é cumprir os horários. Geralmente, as diaristas moram longe do lugar onde trabalham, têm de pegar duas conduções, não podem chegar atrasadas. E o forte do programa é exatamente mostrar estas histórias de verdade. A Marinete corre atrás do ônibus. Elas têm de correr mesmo, porque têm medo de não chegar na hora e acabar perdendo o emprego. Além disso, elas têm de saber lidar com patrões e patroas diferentes, que têm suas manias, suas regras próprias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;