Economia Titulo
Coop vai inaugurar mais 2 unidades até dezembro
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


A rede supermercadista Coop Cooperativa de Consumo, que completa hoje 55 anos de existência, segue em trajetória de expansão: deve fechar 2009 com o total de 31 lojas, com a inauguração da 11ª filial em Santo André (no bairro Vila América) e da segunda em Mauá, no Jardim Itapark, em dezembro.

As unidades devem demandar juntas R$ 7 milhões em investimento e gerar 160 empregos. O processo de contratação ainda não começou e deve ser realizado em novembro.

Com a abertura dos dois supermercados, a rede mantém o ritmo fixado no planejamento estratégico, que prevê, em média, quatro novos estabelecimentos por ano até 2013.

Neste ano, foram inauguradas duas Zaap Coop (conceito loja de proximidade), em Santo André, nos bairros Utinga e Vila Palmares, e uma no formato tradicional, em São José dos Campos (a terceira na cidade).

O plano é concentrar investimentos onde a companhia já atua (Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral). Segundo o presidente da rede, Antonio José Monte, a partir de 2010 será iniciada prospecção de novas áreas, mas a expansão para além do raio de atuação tradicional só deve ocorrer em 2011.

CRESCIMENTO - Com 24% de participação no mercado do Grande ABC e a 11ª colocação no ranking nacional da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) por faturamento bruto a Coop deve superar a previsão inicial, de crescimento nominal de 10,4% neste ano. Com essa meta, atingiria R$ 1,38 bilhão em vendas.

Monte assinala que a empresa vai melhor do que a média do setor no Estado de São Paulo. De janeiro a agosto, o segmento supermercadista registrou desempenho real (retirada a inflação) 5,9% maior do que no mesmo período do ano passado, enquanto a empresa cresceu 8,18%, pelo mesmo critério.

Para o executivo, isso se deve, entre outros fatores, a ações que a companhia realiza, dentre as quais campanhas de relacionamento com cooperados, para ampliar receita, sem perder de vista o cuidado com as despesas. Ele avalia ainda que a atividade não foi atingida pela crise financeira global. "Os salários subiram em valores reais (no País)", citou.

POSTOS - A rede Coop deve ingressar até dezembro no segmento de postos de combustíveis, com a abertura de unidades em dois de seus supermercados - no bairro Capuava, em Santo André, e em Sorocaba.

A intenção é seguir tendência já observada em outras empresas do ramo, como Carrefour e Pão de Açúcar. "Teremos instalações piloto, para estudar o negócio e evitar erros em cadeia", afirmou Monte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;