Setecidades Titulo Em São Bernardo
Projeto social com aulas de inglês expande atendimento

Iniciativa criada há três anos, no Rudge Ramos, ganhou nova sede para ajudar crianças carentes

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
16/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Projeto social que oferece aulas gratuitas de inglês a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de 6 a 15 anos – denominado As Peças São Lápis e Borracha na Mão – expandiu sua atuação e, a partir da inauguração de sede própria, no bairro Rudge Ramos, poderá ampliar suas atividades.

Iniciada em 2017 em sede emprestada na Vila Vivaldi, a ação atendia, em média, 52 alunos, somando 300 pessoas beneficiadas desde então. “O projeto começou pequeno, mas ganhou uma proporção enorme. Muita gente começou a se interessar e a nos procurar, o que nos fez correr atrás dessa grande mudança”, pontua o idealizador da medida e professor de inglês Alexandre Calil, 45 anos.

Na nova sede, são atendidas cerca de 62 crianças das comunidades Sacadura Cabral, Rudge Ramos e Vila Vivaldi. As atividades se concentram no período noturno durante a semana para não atrapalhar as aulas regulares. “Na antiga sede, tínhamos que atender 50 crianças em apenas uma sala. Hoje, as turmas são separadas por idade e não passa de dez alunos por classe”, comemora Alexandre. As inscrições para o próximo ano já estão encerradas.

A mudança de estrutura faz a diferença no dia a dia, observa a voluntária administrativa Jéssica Santos, 32. “Com turmas maiores, o aprendizado demora mais. Já em turmas menores e com essa estrutura, não vamos prepará-los só para escrever e falar inglês, estamos preparando eles para o mercado de trabalho também”, comenta. O espaço conta com sala para diretoria, para atendimento dos pais, recepção e salas de aula interativas.

O aluno Lucas Vinícius, 15, frequenta as aulas de inglês desde a antiga sede e ressalta a importância de aprender o idioma para a sua vida. “Além de gostar, sei que me ajudará muito no futuro. Minha família, no começo, que me incentivava a vir, hoje venho por gostar dessa língua”, conta.

O projeto conta com 12 voluntários e, uma vez por mês, oferta a assistência jurísica para a comunidade. Outro diferencial é o atendimento psicológico ofertado aos estudantes e familiares semanalmente.

A partir de setembro, serão oferecidas aulas de inglês para adultos. Além disso, a ação vai contar com atividades de reforço em português e matemática a partir da próxima quinta-feira.

A sede fica na Rua 25 de Março, 220, Rudge Ramos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;